Brincar de barriga para baixo do nascimento aos 3 meses: tão importante, tão necessário
Автор: ABC - Atividades para Brincar e Crescer
Загружено: 2025-11-17
Просмотров: 558
Описание:
As semanas vão passando e aos 2-3 meses o bebé fica mais tempo acordado, foca com nitidez mais longe, reconhece melhor alguns sons. Está mais atento ao mundo, pronto para brincar e interagir. É a altura para integrar no mesmo momento atividades motoras, propriocetivas e sensoriais, tudo, se possível durante o tummy-time.
Conseguir manter-se confortável e hábil de barriga para baixo, ao longo do tempo, é fundamental para o bebé. Melhora os achatamentos e deformidades da cabeça que surgem quando o bebé permanece muito tempo com a parte lateral/traseira da cabeça apoiada, como quando deitado de costas. Fortifica os músculos do pescoço que seguram a cabeça. Desenvolve os músculos e a coordenação necessários para rolar, gatinhar, sentar e levantar. Permite observar o mundo por um outro ângulo.
Este treino deve fazer parte de uma rotina diária: períodos de 1-2 minutos, várias vezes por dia, em posições confortáveis - no peito da mãe ou do pai (à semelhança da posição usada no método de Kangaroo, aconselhada pela OMS para os recém-nascidos pré-termo) ou no colo e, mais tarde no chão, num colchão firme e macio.
O tempo de permanência em bruços deve ir aumentando, conforme a tolerância de cada bebé. Por volta dos 3 meses de idade o bebé deveria, somando pequenos períodos, perfazer uma hora por dia em atividades de barriga para baixo.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
0-3 MESES - IDEIAS PARA PROLONGAR O TEMPO DE BARRIGA PARA BAIXO (Tummy Time):
👶 Início Seguro
Coloque o bebé de barriga para baixo, acordado e sempre supervisionado, para garantir a segurança.
☁️ Rolo de Apoio sob o Peito
Ajuste um rolo debaixo do peito do bebé. Pode ser uma toalha ou uma fralda enrolada ou mesmo um rolinho de espuma. Ao elevar o peito do bebé, o rolo reduz a pressão sobre os braços e o bebé levanta a cabeça com mais facilidade, tornando a experiência menos cansativa e mais confortável. Com o tronco ligeiramente elevado, o bebé vê melhor o que o rodeia, estimulando a coordenação visual e a focagem.
🩲 Estabilização da anca
Exerça uma pressão leve na zona da fralda, estabilizando a anca: uma anca estável ajuda a manter uma postura mais adequada permitindo que o bebé trabalhe os músculos do pescoço, dos ombros e do tronco de maneira mais eficaz.
💪 Passeio no antebraço
Caminhe com o bebé de bruços no seu antebraço, balançando-o suavemente. Esta posição funciona muito bem em bebés pequeninos que necessitam de acalmar, ajuda no controle das cólicas e permite maior contato físico e conforto, desenvolvendo o vínculo afetivo. É uma posição que costuma ser bem aceite por bebés que inicialmente resistem à posição de bruços no chão.
👀 Que tal nos joelhos/coxas dos pais?
Enquanto os adultos conversam e descansam o bebé aproveita para ver o que se passa e desenvolve as suas competências motoras, visuais e sensoriais.
👕 E porque não aproveitar os momentos de vestir?
Em vez de o fazer de barriga para cima, vista o bebé de barriga para baixo: são oportunidades de variar posições, fortalecer o pescoço, coordenar os movimentos e incorporar o treino nas atividades do dia a dia.
🚂 Brinquedos atrativos à frente do bebé
Coloque brinquedos atrativos, de diferentes formas e tamanhos à frente do bebé enquanto ele está de bruços. Brinquedos que fazem barulho ou têm luzes são excelentes a captar a atenção do bebé. Mova os brinquedos lentamente de um lado para o outro para incentivar a seguir com os olhos e cabeça, desenvolvendo a coordenação visual e as competências motoras.
🌈 Unir Estímulos para Maior Envolvimento
Para maior desafio, junte várias atividades num mesmo momento:
🪞Coloque um espelho à frente, ligeiramente inclinado, para que o bebé possa ver o seu reflexo enquanto está de bruços. Muitos bebés ficam fascinados ao verem a própria imagem, o que os incentiva a levantar a cabeça e interagir com o reflexo.
🎀 Se o bebé está confortável, junte estímulos diferentes: o toque leve das fitas adiciona uma nova sensação tátil, ajudando o bebé a tomar consciência do seu corpo.
🎶 A conversa calma desperta a curiosidade, expõe o bebé a uma variedade de sons e, mesmo sem entender as palavras, o bebé começa a perceber os padrões de conversa. Isso ajuda a preparar o cérebro para a comunicação. O bebé aprende a observar as expressões faciais e a interpretar emoções. Isso é fundamental para o desenvolvimento da empatia e das competências sociais.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
ABC - Atividades para Brincar e Crescer é um projeto da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (SPN), para pais e cuidadores, no âmbito do desenvolvimento lúdico do bebé e contou com o patrocínio do Prémio Peixoto 2020-2022.
Autores: Alexandra Almeida*, Alexandra Ribeiro**, Ana Cristina Freitas*, Ana Novo*, Andreia Rocha**, Lurdes Palhau***, Rosa Amorim***, Sara Domingues*, Sara Soares****
*Pediatra/Neonatologista, **Fisioterapeuta, ***Fisiatra, ****Pediatra/Neurodesenvolvimento
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: