Brincar de barriga para baixo começa ao nascimento
Автор: ABC - Atividades para Brincar e Crescer
Загружено: 2025-11-17
Просмотров: 441
Описание:
Brincar de barriga para baixo desde os primeiros dias de vida é essencial para o desenvolvimento do bebé. Desde os anos 90, recomenda-se que os bebés durmam de costas para prevenir a morte súbita, mas isso faz com que passem muito tempo nesta posição, com poucas oportunidades para variar.
Os bebés habituados a estar deitados de costas podem sentir desconforto quando colocados de bruços e por isso, reclamar e mostrar resistência. Estes protestos costumam vencer: os bebés são rapidamente virados novamente de barrida para cima, limitando o desenvolvimento de competências motoras importantes que só acontecem implementando o Tummy-time.
É tão importante estar habituado e confortável de barriga para baixo! Esta posição deve ser praticada aos pouquinhos, repetidamente, a partir do nascimento, sempre com a supervisão de um adulto e em ambiente seguro, para evitar o risco de sufocamento. Ela traz enormes benefícios para o bebé:
1. Fortalece os músculos do pescoço, dos ombros e dos braços, melhorando o controle da cabeça.
2. Fortifica as costas, a anca e as pernas preparando o bebé para mais tarde rolar, rastejar, gatinhar e andar.
3. Liberta a cabeça do apoio sistemático numa superfície (como quando está deitado de costas ou de lado), prevenindo achatamentos e assimetrias do crânio.
4. Permite uma visão diferente e complementar do mundo, fornecendo estímulos tácteis, visuais e sensoriais que ajudam o bebé a reconhecer quando e como o seu corpo se move no espaço.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
0-3 MESES - TORNAR O TUMMY-TIME UMA ROTINA HABITUAL - ideias para praticar diariamente:
🧸 Comece desde o primeiro dia
Coloque o bebé de barriga para baixo desde o primeiro dia de vida. Num ambiente confortável: utilize uma superfície firme, mas macia e acolchoada, (ex: tapete de atividades ou colchão) para garantir uma experiência agradável. Inicie com sessões curtas, 1 a 2 minutos, várias vezes ao dia, e aumente conforme a tolerância do bebé. Com o bebé sempre acordado, calmo e alerta.
🌸 Massagem delicada nas costas
Aproveite para massajar delicadamente as costas prolongando o momento de prazer e a posição de bruços enquanto o bebé se mostrar tranquilo. Utilize movimentos circulares suaves: estimula a circulação, relaxa e melhora a consciência corporal. Se o bebé chorar ou ficar irritado, tente acalmá-lo falando ou cantando suavemente, mude de posição, pegue ao colo e aconchegue, distraia e tente novamente mais tarde. Não desista.
🦘 Contato próximo no peito: a posição de canguru
Sente-se confortavelmente e coloque o bebé ao alto, sobre o seu peito, proporcionando um contato próximo e seguro. Fale com ele, afague-o, chame a sua atenção, incentive a olhar para si. Esta é uma boa forma para iniciar a abordagem à posição de bruços.
🛋️ Reclinar para fortalecer
Logo que o bebé esteja confortável, desça, reclinando-se: quanto mais deitado ficar, mais esforço o bebé tem de fazer para levantar a cabeça e maior é o fortalecimento muscular. O bebé adora olhar para quem está com ele, interagir, comunicar. Elogie os esforços com sorrisos, sons e palavras, criando uma associação positiva com a prática. Momentos frequentes no seu peito, acalmam o bebé, habituam-no à posição de bruços e funcionam como transição para brincar de barriga para baixo no chão.
🤸 Treine em várias posições.
O colo nos joelhos ou nas coxas é um excelente meio de desenvolver a postura em ventral. Deite-o nas suas coxas e encoraje-o a levantar a cabeça para olhar em redor, usando contrastes para lhe captar a atenção. Seguir o movimento de barriga para baixo é bem mais difícil, mas é um desafio superável.
🎨 🎶 Estimule a curiosidade
Interaja e chame a atenção com caretas e sons engraçados. Coloque brinquedos coloridos e chamativos ao alcance do bebé para estimular a curiosidade e encorajar a levantar a cabeça.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
ABC - Atividades para Brincar e Crescer é um projeto da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (SPN), para pais e cuidadores, no âmbito do desenvolvimento lúdico do bebé e contou com o patrocínio do Prémio Peixoto 2020-2022.
Autores: Alexandra Almeida*, Alexandra Ribeiro**, Ana Cristina Freitas*, Ana Novo*, Andreia Rocha**, Lurdes Palhau***, Rosa Amorim***, Sara Domingues*, Sara Soares****
*Pediatra/Neonatologista, **Fisioterapeuta, ***Fisiatra, ****Pediatra/Neurodesenvolvimento
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: