Por que Brasileiro NÃO INVESTE FORA do País?
Автор: Capital Global
Загружено: 2023-05-04
Просмотров: 5547
Описание:
🔷 Meios de contato oficiais:
SITE: https://capitalglobal.com.br/
E-mail pra contato: [email protected]
ESSE VÍDEO NÃO É RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO. ESSE CANAL NÃO FAZ RECOMENDAÇÕES.
E se a gente pegar o número de brasileiros que investem no exterior, aí a gente vai ver que hoje está estimado algo em torno de 250 a 300 mil pessoas¬.
o que representa apenas 0,14% do total de brasileiros.
Cara, zero vírgula um quatro! Isso não é NADA. Quase nenhum brasileiro investe fora do brasil.
Então o que exatamente que faz toda essa galera ficar limitada apenas ao mercado brasileiro? Por que será que isso acontece?
Seria por causa de patriotismo?
Bem, pode até ser. Mas acho difícil.
Então será que as melhores oportunidades estão no Brasil e é isso que prende os brasileiros aqui?
Bem, acredito que não, por diversos motivos que eu já demonstrei aqui no canal varias vezes.
Então cara, se não é o patriotismo que move o investidor brasileiro e se as melhores oportunidades não estão aqui no Brasil, qual que é o real motivo para o brasileiro investir apenas no Brasil e não internacionalizar?
E eu te confesso que esse é um dos maiores questionamentos que eu me faço todos os dias, do tipo “de onde viemos?”, “pra onde vamos?”, “por que investidor pessoa física brasileiro não investe fora do brasil?”
Mas eu tenho alguns palpites da resposta pra essa pergunta.
Mas porque ele não se deu conta? Um dos motivos é o viés geográfico, que eu sempre falo aqui, que é um viés cognitivo que faz você ter a tendência irracional de investir no brasil, assim como faz um vietnamita investir no vietna.
Mas o viés geográfico não é o único motivo que leva os investidores brasileiros a se limitar em investir apenas no Brasil.
Não é possível que lá no meio da hiperinflação da década de 1980 ninguém tenha pensado “puts, acho que trocar minhas ações da Telesp por ações da Berkshire hataway pode ser uma boa ideia”.
Então porque outro motivo além do viés geográfico só agora que investimento no exterior começou a se tornar popular?
Bem, porque antigamente havia sido negado ao brasileiro investir no exterior, e somente mais recentemente é que esse tipo de investimento tem se tornado amplamente disponível pro investidor de varejo, que é o investidor pessoa física que não possui alta renda, ou seja, a maior parte dos investidores brasileiros.
E quando eu falo NEGADO, eu falo que foi negado mesmo.
Nos anos 90 o câmbio no brasil era fixo, então todo dia o Banco Central divulgava qual era a taxa de câmbio que seria praticado.
Pra isso acontecer, o Banco Central fazia um controle rigoroso de entrada e saída de moeda do país, e esse controle envolvia não deixar você investir em dólares.
Só que cara, tinha muita gente que tinha dinheiro no Brasil e que não conseguia remeter esse dinheiro pro exterior por N motivos, passando pelos altos custos que se tinha na época e pela dificuldade burocrática.
E aqui no Brasil também não tinha nada atrelado a dólares não. BDRs, fundos cambiais. Esquece. Tudo isso era proibido.
A propósito, abrindo um parênteses, eu tenho uma história legal sobre como e quando que toda essa proibição e dificuldade começou a mudar.
Hahahha diz aí, essa história é muito boa! Esse advogado é um dos meus hahahaha, Mas voltando pra tese principal desse vídeo, o meu ponto é que, como você pode ver, nunca foi fácil pro brasileiro investir em ativos dolarizados, investir no exterior. Até ontem isso sequer era permitido.
E não pense que a export notes resolveu todo o problema. Ela foi só a sementinha do começo de tudo. Até porque elas ficaram restritas pra alguns clientes dos bancos apenas, pro investidor de varejo ainda não tinha nada.
Tudo isso é muito novo pro brasileiro. A gente é tipo o filho que foi trancado dentro de casa até os 18 anos e agora tá podendo sair pra conhecer o mundo.
Mas tudo é um processo. Hoje eles saíram da poupança e foram pra B3, amanhã é provável irem da B3 para as bolsas americanas.
No mercado internacional, hoje são uns 300 mil. Mas coloca mais quatro anos aí. Meu palpite é que esse número vai subir absurdamente.
Ainda mais considerando que a situação macroeconômica está crítica e as projeções não estão boas para a próxima década.
Hoje, os escritórios da Faria Lima concorrem entre si. Amanhã, esses mesmos escritórios vão concorrer com os escritórios de Wall Street.
E você, tá se preparando para o futuro? Deixa um comentário contando pra gente se você concorda com o que eu falei no vídeo de hoje ou se você pensa diferente, e também não deixa de clicar no botão de gostei caso você ainda não tenha clicado. E eu vejo você daqui a alguns segundos, quando começar o próximo vídeo!
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: