MAQUIAVEL (O Pensamento Vivo - Martin Claret / Ediouro
Автор: Humberto Luiz
Загружено: 2026-01-28
Просмотров: 11
Описание:
O Pensamento Vivo de Maquiavel, publicado pela Martin Claret, compila os conceitos centrais de Nicolau Maquiavel, focando no realismo político (realpolitik), a distinção entre ética e política, e o uso da virtù (habilidade) e fortuna (sorte) para manter o poder. A obra desmistifica o termo "maquiavélico", apresentando o governante como um estrategista focado no bem-estar do Estado, agindo com racionalidade.
Pontos-Chave do Pensamento de Maquiavel:
Realismo Político (Verità Effettuale): Maquiavel foca no que "é" e não no que "deveria ser", analisando como o poder é realmente conquistado e mantido, e não como deveria ser em uma utopia.
Virtù vs. Fortuna: O governante precisa de virtù (capacidade, inteligência, força) para enfrentar a fortuna (sorte, eventos imprevisíveis).
Fins Justificam os Meios: Para manter o estado e a ordem, o líder pode precisar agir contra a moral tradicional, sendo cruel ou infiel quando necessário, desde que o objetivo seja a estabilidade.
Amor vs. Temor: É ideal ser amado e temido, mas se precisar escolher, é mais seguro ser temido do que amado, desde que evite ser odiado.
Aparência: Não é necessário ter qualidades morais, mas é essencial parecer tê-las perante o povo.
A obra destaca que o governante deve agir segundo as circunstâncias, buscando o apoio popular para proteger o Estado.
MAQUIAVEL
Niccolò di Bernardo dei Machiavelli (em português: Nicolau Maquiavel) nasceu em Florença, no dia 3 de maio de 1469. Pouco se conhece da biografia de Maquiavel antes de entrar para a vida pública. Ele era o terceiro de quatro filhos de Bernardo e Bartolomea de' Nelli. Bernardo era jurista e tesoureiro de uma província italiana chamada Marca de Ancona. A mãe era próxima da nobre família de Florença. Sua família era toscana, antiga e empobrecida. Iniciou seus estudos de latim com sete anos e, posteriormente, estudou também o ábaco, bem como os fundamentos da língua grega antiga. Comparada com a de outros humanistas sua educação foi fraca, principalmente por causa dos poucos recursos da família. Não se sabe ao certo o que teria levado à escolha de Maquiavel para a chancelaria em 19 de junho de 1498. Alguns autores afirmam que ele teria trabalhado aí como auxiliar em 1494 ou 1495, hipótese contestada atualmente. Outros preferem atribuir a sua entrada à escolha de um antigo professor seu, Marcelo Virgilio Adriani, o qual ele teria conhecido em aulas na Universidade Pública de Florença e naquele momento era Secretário da Primeira Chancelaria.
Viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina, durante o governo de Lourenço de Médici. Entrou para a política aos 29 anos de idade, no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria, onde observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.
Maquiavel defendia uma política realista e pragmática, focada na conquista e manutenção do poder pelo governante para garantir a estabilidade do Estado, separando a ética política da moral religiosa e sugerindo que o líder deve ser capaz de agir "mal" (usar a força, a astúcia) quando necessário para o bem maior da nação, mesmo que isso signifique parecer imoral, defendendo, assim, a "razão de Estado".
Como renascentista, Maquiavel utilizou-se de autores e conceitos da Antiguidade Clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas.
Morreu obscuramente em 21 de junho de 1527. Foi enterrado no túmulo da família na Basílica de Santa Cruz em Florença.
OBRAS
O Príncipe
Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio
A Mandrágora
A Arte da Guerra
A Vida de Castruccio Castracani
Clizia
Histórias Florentinas
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: