GLAUBER ROCHA ( O Pensamento Vivo - Martin Claret)
Автор: Humberto Luiz
Загружено: 2026-01-27
Просмотров: 9
Описание:
"O Pensamento Vivo de Glauber Rocha" é um livro publicado pela editora Martin Claret, com organização de Cristina Fonseca, lançado em 1987 na coleção "O Pensamento Vivo" A obra compila textos, notas e biografia do cineasta baiano, explorando suas ideias revolucionárias, estética da fome e cinema do terceiro mundo.
GLAUBER ROCHA
Glauber Pedro de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, em 14 de março de 1939.
Em 1947, com sua família, Glauber mudou-se para Salvador, capital da Bahia. Lá, ingressou no Colégio 2 de Julho, uma instituição presbiteriana.
Participou em programas de rádio, grupos de teatro e cinema amadores, e até do movimento estudantil. Entre 1954 e 1957, compôs o Círculo de Estudo Pensamento e Ação, célula em Salvador do Movimento Águia Branca, o movimento da juventude integralista. Recebeu seu primeiro emprego, de locutor em um programa de rádio sobre cinema, através do presidente do Círculo, Germano Machado.
No ano de 1959, Glauber entrou na Faculdade de Direito da Bahia, período em que também envolveu-se com o movimento estudantil. Em 1961, deixou o curso de Direito para começar uma breve atuação como jornalista, onde atuou como crítico de cinema.
Realizou vários curtas-metragens, ao mesmo tempo que dedicava-se ao cineclubismo e fundava uma produtora cinematográfica. Em toda a sua carreira, produziu 18 filmes. O primeiro curta-metragem dirigido por ele foi "O Pátio", documentário de 1959, e o segundou foi "Cruz na Praça", de 1960. Dirigiu o primeiro longa-metragem da sua carreira em 1962, que foi "Barravento", produzido por Braga Netto e por Rex Schindler. "Barravento" foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na antiga Tchecoslováquia.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969) são três filmes paradigmáticos, nos quais uma crítica social feroz se alia a uma forma de filmar que pretendia cortar radicalmente com o estilo importado dos Estados Unidos. Essa pretensão era compartilhada pelos outros cineastas do Cinema Novo, corrente artística nacional liderada principalmente por Rocha e grandemente influenciada pelo movimento francês Nouvelle Vague e pelo Neorrealismo italiano.
Foi com Terra em Transe que tornou-se reconhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o Grande Prêmio do Júri da Juventude de Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Locarno, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro filme premiado de Glauber foi O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e, outra vez, o Prêmio Luiz Buñuel na Espanha.
Em 9 de setembro de 1980, a briga entre o cineasta brasileiro Glauber Rocha com Louis Malle entrou para história do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Com o filme Atlantic City Malle venceu o Leão de Ouro naquele ano junto com o americano John Cassavetes, este premiado por Gloria. Para Glauber Rocha, que participou daquele festival com o seu filme A Idade da Terra, tal resultado foi uma tramoia; Glauber afirmou que Louis Malle venceu porque o resultado estava previamente combinado, pois o filme de Malle teve a produção da Gaumont, uma "multinacional imperialista". Malle e Glauber encontraram-se no saguão do Hotel Excelsior, onde discutiram e os dois cineastas quase chegaram às vias de fato.
Em agosto de 1981, Glauber Rocha ficou internado no Hospital de Sintra, sendo transferido para o Hospital da Cuf Infante Santo, em Lisboa, capital de Portugal, onde permaneceu 18 dias com problemas pulmonares. Em coma, foi levado para o Rio de Janeiro. Faleceu em 22 de agosto de 1981, aos 42 anos, vítima de septicemia, ou como foi declarado no atestado de óbito, de choque bacteriano, provocado por broncopneumonia, que o atacava havia mais de um mês, na Clínica Bambina, na cidade do Rio de Janeiro. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
Sua irmã, a atriz Anecy Rocha (1942-1977) morreu tragicamente aos 34 anos, ao cair no fosso do elevador do prédio em que morava, no Botafogo, no à época das filmagens de A Lira do Delírio, dirigido pelo marido Walter Lima Júnior.
LONGAS-METRAGENS
1962 - Barravento
1964 - Deus e o Diabo na Terra do Sol - Indicado: Festival de Cannes: Palma de Ouro
1967 - Terra em Transe Indicado: Festival de Cannes: Palma de Ouro
1968 - O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro - Vencedor Festival de Cannes: Melhor Diretor
Indicado: Festival de Cannes: Palma de Ouro
1970 - Cabeças Cortadas
1970 - O Leão de Sete Cabeças
1972 - Câncer
1975 - Claro
1980 - A Idade da Terra - Indicado: Festival de Veneza: Leão de Ouro
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: