Fumar CHARUTO faz mal?
Автор: Médicos Hands-On
Загружено: 2025-12-09
Просмотров: 2152
Описание:
Dra Telma Antunes especialista e doutora em pneumologia pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP.
Dr Edson Bor-Seng-Shu professor livre docente pelo departamento de neurologia do HC FMUSP
Dr Marcelo de Lima Oliveira doutor pelo departamento de neurologia do HC FMUSP
Quando Cristovão Colombo chegou as Américas observou que índios mascavam a folha de alcatrão (rapé) picada e isso dava prazer. Ele levou essa folha até a Europa e lá as pessoas picavam a folha e partículas mínimas para cheira-la. Em 1880 essas partículas foram introduzidas no cigarro e dessa forma começou a industria do tabaco. A indústria prosperou porque a nicotina, substancia da folha de alcatrão gera dependência por proporcionar prazer. A cada 10 pessoas que usam nicotina 8 ficam dependentes, ou seja, é uma droga muito viciante.A nicotina funciona como qualquer outra droga porque se liga a um receptor no cérebro que reduz a ansiedade e quando o efeito da nicotina passa gera angústia, desconforto que só melhora com mais ingestão de nicotina o que cria um ciclo que faz com que o fumante aumente o consumo de cigarro para ter prazer.
Porém no final da década de 80, após 100 anos de consumo, percebeu-se as doenças causadas pelo tabagismo e dessa forma deu-se início às campanhas para combate ao tabagismo.
O filtro do cigarro tem a principal função de reduzir a temperatura do cigarro na boca que pode chegar a 400 graus na ausência de filtro e dessa forma reduz a incidência de cancer de boca. Há várias substancias tóxicas no cigarro (ao redor de 4000) que são reduzidas pelo filtro. Problema é que o fumante passivo pode inalar a fumaça e ter chances de desenvolver bronquite, enfisema e cancer de pulmão, embora numa taxa menor do que em fumantes.
Apesar do filtro, o cigarro esta relacionado a diversas doenças. Os dois tumores mais frequentes associados ao cigarro são pulmão e bexiga.
Além disso, as doenças arteriais sistêmicas com entupimento dos vasos periféricos, doenças arteriais cardíacas e hipertensão. O enfisema pulmonar é uma doença muito frequente no tabagista pela redução da elastina no pulmão que cria uma bolha dentro do pulmão que reduz a troca de oxigênio com o sangue. A bronquite também relacionada ao tabagismo aumenta o espessamento do brônquio que impede a saída do ar no pulmão.
Estima-se que no Brasil na década de 80 aproximadamente 32% da população era tabagista. Atualmente esse percentual caiu para 9% da população por conta das leis de restrição.
#tabagismo #cigarro #cancer #fumantes
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: