Broadcast nas Redes entrevista Welber Barral, consultor e ex-secretário de Comércio Exterior
Автор: Broadcast | Agência Estado
Загружено: 2026-01-27
Просмотров: 58
Описание:
Mudanças na conjuntura internacional quebraram resistências e propiciaram a assinatura, neste mês, do acordo entre Mercosul e União Europeia. A avaliação é do consultor e ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral em entrevista ao Broadcast nas Redes.
Barral lembrou que o acordo sempre enfrentou muita resistência ao longo dos 25 anos de negociação. Porém, a política comercial americana, com as tarifas levantadas pelo presidente Donald Trump, fez com que vários parceiros comerciais dos Estados Unidos buscassem novos mercados.
Quando o acordo entrar em vigor, o que pode demorar dois anos, exportadores brasileiros, observou Barral, terão melhor condição para entrar em mercados na Europa onde as barreiras tarifárias são muito elevadas, caso dos produtos agrícolas. Mais do que isso, acrescentou, o acordo deve estimular investimentos de empresas europeias no Brasil, interessadas no comércio entre os blocos livre de imposto, assim como tem um efeito geopolítico que interessa ambos os lados: evitar a divisão do mundo entre Estados Unidos e China.
Durante a entrevista, Barral também comentou as negociações para a retirada do tarifaço dos Estados Unidos, cujas alíquotas máximas, de 50%, ainda atingem um quinto das exportações brasileiras ao mercado americano. Diante da atenção do governo americano a temas como Venezuela e Groenlândia, ele entende que este não é o momento mais fácil para a negociação de um acordo com os Estados Unidos. “O Brasil vai ficando um pouco para trás na ordem de prioridades”, comentou o especialista.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: