6 Sinais Que Você Está Esgotado (burnout) e Não Com Preguiça
Автор: Vida de Titã
Загружено: 2022-07-25
Просмотров: 33875
Описание:
Todo mundo sabe que para conquistar coisas na vida é necessário esforço. Não se constrói uma vida extraordinária, uma vida de titã deitado no sofá de casa o tempo todo. Ninguém quer ser preguiçoso.
Só que esforço demais, principalmente um esforço burro, tem o efeito inverso. Quando passamos do ponto, ficamos exaustos. E ninguém que está exausto é capaz de tomar boas decisões, ter horas de qualidade no trabalho ao longo do dia, e ter seu emocional sobre controle para ter uma boa interação com outras pessoas… a exaustão também não constrói nada, a não ser um esgotamento/burnout se tu manter ela por muito tempo.
Ou seja, esforço de menos é prejudicial, esforço demais também.
Por isso, em determinados momentos é difícil saber se a decisão mais inteligente, que vai trazer mais resultado tanto profissional quanto para sua saúde, é se esforçar mais ou descansar mais. principalmente para:
1- Pessoas que assumiram a responsabilidade de prover uma vida melhor para sua família
2- Pessoas que decidiram ter resultados acima da média
3- As duas opções anteriores juntas. Eu me incluo aqui.
Ainda mais quando acreditamos que a nossa única opção é se esforçar ainda mais.
É péssimo isso, não é?!
Quando estamos nessa situação onde de um lado temos a pressão externa, proveniente das outras pessoas, do outro a pressão interna, nosso senso de responsabilidade somado a nossa autocobrança e autocrítica.
Tudo isso em meio a uma realidade da qual você está insatisfeito, por melhor que ela talvez esteja.
E você ali no meio, se questionando o por quê de tudo ter ficado tão difícil… e o quê fazer
Para essas pessoas, nós, é comum se perceber em uma situação onde você não sabe se está exausto, então deve se organizar para conseguir descansar para evitar um burnout, queda de desempenho ou complicações maiores…
Ou se você está sendo preguiçoso, não dando o seu melhor, onde você se sente cansado e sem vontade fazer o que precisa ser feito, mas sabe que poderia estar fazendo muito mais se colocasse mais esforço, sendo mais produtivo e eficiente.
Só que não precisa ser assim, existe uma maneira de superar essa situação e saber quando afundar o pé no acelerador e quando tirar,
O que vou compartilhar contigo vem da minha experiência das vezes em que eu estava exausto e tive burnout, de outras vezes em que eu percebi que só estava sendo preguiçoso, e como fiz para sair dessas situações e voltar para uma rotina onde eu tenho energia, vontade de fazer o que precisa ser feito e me sentindo super bem comigo mesmo
Vamos analisar primeiro a exaustão depois a preguiça
Exaustão
Estudos feitos apontam esses 6 sintomas da exaustão que se desenvolveu para um esgotamento, burnout
1.Você se sente desconectado - Despersonalização
A maneira como isso se manifestou pra mim quando eu tive um burnout foi que eu fiquei meio apático. Como se eu não tivesse energia para ter uma reação emocional para as coisas. É difícil de explicar mas era como se eu tivesse desconectado de mim pois eu não estava agindo e vivendo a vida como era o meu normal. O tempo passava de maneira diferente também, quando eu me dava conta já era noite e eu não tinha feito quase nada no dia.
2.Você perde a motivação
Yeap, sem vontade de fazer nada a não ser fazer nada.
3.Você perdeu o encantamento - não consegue se dedicar mais a coisas que se dedicava antes. Essa é a pior talvez. Não ter mais aquela vontade de tocar os teus projetos para frente. Projetos que antes eram tão importantes pra ti.
4.Sensibilidade excessiva - irritabilidade constante
Eu só queria ficar sozinho. O que mais me irritava era quando alguém apontava algum sintoma meu na época.
5.Você se descuidou - vontade de ficar fazendo nada, falta de organização alimentar e descuido com a aparência
Atividade física é o que vai embora primeiro. Um por um os hábitos foram sendo deixados de lado.
6.Tudo veio gradualmente.
É como uma bateria de celular com o passar do tempo. Se tu está saudável e exige muito de ti em um dia ou uma semana, você fica exausto mas depois de descansar volta ao normal.
Se você se identificar com esse cenário, a solução provavelmente não é colocar mais esforço. A minha recomendação é procurar um médico e um psicólogo. No mínimo você vai garantir que está tudo bem.
Preguiça
Quando é preguiça pra mim, dura alguns dias no máximo. A preguiça é algo natural, ninguém está motivado o tempo todo. Tendo um bom planejamento você consegue lidar super bem com esses dias, até que você volta para o ritmo normal.
Se você busca o melhor gerenciamento de tempo da sua vida, clica aqui:
• Como GERIR seu TEMPO de forma EFICIENTE
REFERÊNCIA:
• 6 Signs You’re Burnt Out, Not Lazy
0:00 Introdução
1:49 Tipos de pessoas
4:23 Exaustão
5:38 Você perdeu o encantamento
6:12 Sensibilidade exessiva
8:12 Tudo veio gradualmente
9:54 Preguiça
12:52 Cuidado com histórias de superação
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: