FRONTEIRAS # 29 - PAULA THAÍS A. PEREIRA - Sujeito e sonoridades: articulações psicanálise e música
Автор: Dobra Psicanálise
Загружено: 2026-01-05
Просмотров: 7
Описание:
Registro da sessão número 29 do Seminário Fronteiras da Psicanálise, realizado nas dependências da Dobra Psicanálise, em Curitiba-PR.
Na manhã de 29 de março de 2025, Paula Thaís A. Pereira apresentou o andamento de sua pesquisa no campo da música, sonoridades e aspectos destas relacionados com a psicanálise.. O encontro foi mediado por Kathellyn Kazeker.
"'O encontro com a-sonoridade e suas ressonâncias' foi o título dado à elaboração de uma experiência que teve lugar durante uma visita ao museu brasileiro Inhotim, diante da instalação sonora produzida pela artista Janet Cardiff.
Em ressonância com o toque desse acontecimento, buscaremos abordar nesta apresentação as articulações entre música, fala e canto a partir da teoria psicanalítica, reconhecendo a proximidade, porém a não coincidência, desses campos. Essas articulações fazem parte de um
percurso de pesquisa, onde, em um primeiro momento, evidenciamos o conceito de voz como ponto de enlaçamento entre eles, que se revela tanto na constituição do sujeito quanto nos efeitos observados a partir da escuta de certas sonoridades na vida do falante, capazes de provocar transformações.
Desde o início, Freud integrou a sonoridade à sua teoria, explorando as experiências de enunciação, silêncio, afasias e os aspectos fonéticos das palavras, entre outros. Em Lacan, acompanhamos o desenvolvimento que coloca a voz como a experiência mais próxima do
inconsciente e também a construção do conceito que trata da interseção entre corpo, língua e linguagem, nomeado como alíngua.
Também localizamos no ensino do psicanalista Alain Didier-Weill, desde sua participação nos seminários de Lacan, a investigação sobre os efeitos da arte musical. Recolhemos de suas obras perguntas tais: por que um homem não se contenta em falar? Por que é preciso também que ele cante? Como a música possui o poder de nos transportar de um estado para outro?
Assim, diante dos efeitos causados pelo 'encontro com a sonoridade' bem como pelas ressonâncias do pensamento de Sigmund Freud e Jacques Lacan, buscaremos nesta apresentação criar condições para nos indagarmos sobre os efeitos da sonoridade tanto a partir da clínica quanto da dimensão invocatória da música, capazes de produzir mutações subjetivas em um sujeito".
(texto de Paula Thaís A. Pereira)
PAULA THAÍS A. PEREIRA é Psicanalista e professora dos cursos de Medicina e Psicologia da UNISA. Graduada e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Dedica-se à escuta psicanalítica em consultório e à produção artística no campo musical. Coordena as pesquisas “Música e Psicanálise: articulações entre som, voz e canto” e “O sujeito lacaniano e as sonoridades” no Instituto Vox de Pesquisa e Formação em Psicanálise, onde é integrante e analista praticante.
O Seminário Fronteiras da Psicanálise tem periodicidade mensal e procura apresentar temas significativos para o debate psicanalítico que muitas vezes por problematizarem esse mesmo saber e, por conta disso, são excluídos das discussões institucionais, clínicas e acadêmicas.
A curadoria do Seminário é de Kathellyn Kazeker e Vinícius Armiliato.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: