Traumas e Flashbacks Emocionais
Автор: Alan Mocellim
Загружено: 2020-08-30
Просмотров: 6737
Описание:
Uma das características mais comuns de quem sofre de Trauma Complexo (ou estresse pós-traumático complexo), junto da profunda autocrítica e autodepreciação, é a experiência de Flashbacks Emocionais. O termo flashback emocional se refere à revivência de traumas, à situações do presente em que emoções do passado se tornam manifestas, levando à sensações de vergonha e medo, inadequação e culpa, ansiedade e desespero, e até mesmo à respostas emocionais de agressão ou autoagressão. Viver um flashback emocional é como entrar num "modo de sobrevivência, no qual a pessoa que experiencia novamente sensações análogas ao seu trauma inicial se sentem sob ataque, apresentando por isso reações emocionais descontextualizadas e desproporcionais, como se estivessem "fora de si", com mudanças repentinas e transitórias de aspectos de sua personalidade.
Na prática os flashbacks emocionais funcionam do seguinte modo: um gatilho interno (pensamento, lembrança) ou externo (acontecimento, evento, relação) leva a ativação de crenças referentes à traumas vividos no passado. Por meio dessas crenças se vive uma série de pensamentos invasivos, memórias de dúvida e medo, e as emoções passam a ser sentidas de maneira mais intensa, muitas vezes desproporcionais a situação atual. Sentimentos de abandono, rejeição e frustração passam então a ser experienciados de maneira muito intensa, levando a maior impulsividade, à ações "impensadas" no momento. Vale notar que os "gatilhos" externos podem ser reais ou imaginados, podem ser situações como as dos traumas vividos no passado, ou podem ser apenas uma percepções distorcidas e enviesadas de uma situação devido ao medo de que se repita. Após uma crise causada por um flashback emocional, a pessoa afetada apresenta dificuldades de explicar os motivos de suas ações, ou o que pensavam ou sentiam naquele momento, sentem cansaço, podem muitas vezes dissociar de suas emoções intensas. A vergonha da experiência vivida, bem como as dificuldades para entender e explicar o que passaram, podem levar ao isolamento e evitação social por algum tempo após as crises.
Pessoas traumatizadas que experienciam flashbacks emocionais podem também agir conforme o que chamo de "compulsão de repetição", apresentando uma tendência a se colocar em situações análogas ao trauma, de modo a realmente revivê-los por meio de experiências similares. Nessas situações não se trata apenas de flashbacks emocionais, mas de retraumatizações, de uma tendência a procurar reviver o trauma, o que por sua vez multiplica as crises e dificulta as tentativas de superação dos eventos traumáticos - visto que se repetem e se acumulam. Para superar todo esse quadro, de flashbacks emocionais, revivência de traumas e retraumatização, é necessário ganhar entendimento sobre as causas e gatilhos ligados a eventos passados, para assim ter ganho de consciência sobre suas ações, pensamentos e emoções. A busca de apoio com pessoas de confiança, que entendem o problema e dão suporte, bem como de uma psicoterapia especializada, pode contribuir, num longo prazo, pra uma melhora. A superação é lenta, mas ela é possível por meio da autocompreensão e da dedicação a um processo psicoterapêutico que lide especificamente com traumas.
__________________________
Alan Delazeri Mocellim é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do departamento de Sociologia e da pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona, pesquisa e orienta nas áreas de Sociologia das Emoções, Sociologia do Conhecimento e Psicologia Social. Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/0264933519544511
O objetivo do canal é discutir em perspectiva interdisciplinar, sociológica e psicológica, relacionamentos conflituosos e abuso emocional, nas relações familiares e amorosas, refletindo sobre suas causas e suas consequências. Serão discutidos temas como relacionamentos abusivos, traumas de origem familiar, comportamento controlador, comportamento passivo-agressivo, egoísmo e manipulação, agressividade e autocontrole, aprendizagem social das emoções, regulação emocional, estresse pós-traumático, borderline e narcisismo, codependência e contradependência.
Os vídeos aqui apresentados são resultado do projeto de extensão "Violência Psicológica e Abuso Emocional" desenvolvido por Alan Delazeri Mocellim na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Qualquer uso de material aqui apresentado deve, portanto, referenciar o autor (MOCELLIM, Alan) e o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: