Arnaldo Estrella - Recital 31-01-1975 - Petropolis
Автор: Virgilio Miranda
Загружено: 2016-01-26
Просмотров: 3708
Описание:
Arnaldo Estrella - Maestro, pianista e pedagogo.
Compartilho com vocês esta rara gravação tomada ao vivo há 41 anos no antigo Cine - Teatro Art-Palácio de Petrópolis no dia 31 de janeiro de 1975. Esta preciosa gravação é possivelmente a única gravação deste recital, na qual se pode encontrar possivelmente, obras que Estrella nunca tenha gravado. Foi-me presenteada por minha professora de piano, Fúlvia Escobar, que foi pupila de Estrella de 1969 até seu falecimento em 1980, de quem eu recebi um legado de partituras, gravações, preciosos ensinamentos musicais e também a maior parte das informações que consta neste texto. Um nome diretamente associado ao piano brasileiro, sendo interpretes de obras quase totalmente desconhecidas.
Pianista favorito de Guiomar Novaes, Manuel Bandeira e Heitor Villa-Lobos, Estrella estava na ponta de uma linhagem pianistico-musical brasileira que remonta a Chopin e Beethoven tendo se formado na escola de musica da UFRJ, na classe de Antônio Barroso-Netto, este ultimo aluno de Alfredo Bevilacqua que foi aluno dos alunos e Chopin e Czerny, George Mathias e Theodor Leschetizky. Tendo se aperfeiçoado com Tomas Terán após sua formatura.
Possuidor de uma grande cultura em geral e uma fluente leitura a primeira vista, Estrella foi o pianista que deu maior ênfase ao repertorio Brasileiro entre todos os demais da sua geração. Ele frequentemente executava em primeira leitura para revisão e em estreia mundial, obras de Villa-Lobos, C. Guarnieri, Francisco Mignone, entre outros, que dedicaram extensamente obras para ele. Ganhou o Concurso Columbia Concert nos EUA em 1941.
De 1947 a 1969 foi professor da Escola de Musica da UFRJ. Professor exigente foi o primeiro didata a usar o livro “Princípios Racionais da técnica Pianistica” de Alfred Cortot, no Brasil. Descrevia sua abordagem técnica como “a escola do tocar relaxado” enfatizando o mínimo de esforço com o máximo de rendimento nas execuções. Orientava por ocasião das sessões de estudo, sempre uma pratica constante, chegando a dizer: “O dia que não sentir vontade de tocar, pratique por duas horas”. Como interprete não fazia uso de rubatos, habito muito comum entre os pianistas em seu tempo, bem como buscava manter o controle sonoro do piano, não abusando de seus extremos sonoros. Era, no entanto, capaz de imprimir grande energia em seu tocar como se pode notar nas gravações aqui disponíveis.
Estrella tinha um imenso repertorio que abrangia desde compositores renomados de variados períodos da musica a compositores modernos, menos frequentados ou esquecidos, como P. Soler, Sigismund von Neukomm, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno entre outros, como se pode notar nos dois volumes de sua Antologia da Musica Erudita Brasileira, onde ele registrou sua interpretação de obras que, naquele momento quase ninguém tocava. A própria escolha do programa aqui apresentado é prova de seu imenso repertorio e ecletismo.
31-01-1975 – Cine-theatro –Art-Plalácio – Petropolis RJ.
01 - Preludio em G minor - Bach-Siloti
02 - Sonata in D Major · Mateo Albeniz
03 - Sonata em F# - P. Antonio Soler
04 - Danza Espanhola nº.6 - La Maja y el Ruisenhor – Granados
05 - Doze Danças espanholas - Andaluza (playera) – Granados
06 - Almeria - Suite Iberia – Albeniz
07 - Navarra – Albeniz
08 - Impressões Seresteiras - Heitor Villa-Lobos
09 - Ballada nº.1 - F. Frederic Chopin
10 - Barcarolle op 60 - F.Frederic Chopin - incompleta
11 - Scherzo nº.2 - F. Frederic Chopin
12 - Valsa da dor - H. Villa-Lobos
13 - Valsa em Sol bemol, Op. 70/1 - Frédéric Chopin
14 - jeunes filies au jardin - Federico Mompou.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: