O pior inimigo do investidor de longo prazo
Автор: Andre Hanna
Загружено: 2023-01-17
Просмотров: 298
Описание:
Insta: / andre.hanna.farath
==================================
Tem uma pesquisa americana que o JP Morgan atualiza, mas quem faz parece que é uma empresa que chama Dalbar, que mostra que as pessoas físicas na média não conseguem uma rentabilidade boa no longo prazo.
Da uma olhada aqui: Entre 2001 e 2020 o investidor ganhou em média apenas 2,9% ao ano contra 7,5% do S&P 500. Diferença absurda!
David Swensen (um dos gestores de fundo de pensão mais rentáveis da história) aponta 3 razões para essa enorme diferença:
1º e principal razão é o comportamento de vender os ativos que tiveram performance recente ruim (com medo que vai cair mais) e aplicar nos ativos que tiveram performance recente boa (porque acham que a boa performance vai durar).
A repetição disso te faz materializar as perdas e provavelmente vai estra fora das recuperações.
2º razão é excesso de concentração numa única classe de ativos (geralmente em ações e/ou FIIs).
Quando você concentra demais sua carteira fica muito sensível àquela classe de ativos, que por sua vez pode passar anos sem performar.
Exemplo é a bolsa brasileira que caiu de 2010 a 2015 e a bolsa americana que levou mais de 10 anos para voltar ao nível que tinha atingido antes da bolha da internet em 99.
Essas longas más fases ampliam o comportamento instintivo de desfazer dos ativos que tiveram performance recente ruim e aplicar nos ativos que tiveram performance recente boa.
3º razão é o foco excessivo em picking. A maior parte das pessoas segue recomendação de analistas, youtubers ou faz análises superficiais olhando lucro e indicadores dos últimos 5 anos, por exemplo.
O problema é que quando o mercado vira você não tem convicção e não sabe avaliar se é apenas uma correção ou se os fundamentos efetivamente mudaram.
Aí, o caminho mais cômodo é vender e esperar as coisas ficarem “mais claras”, só quando elas ficam claras o preço é outro.
Isso não é minha opinião. Isso é uma constatação no maior mercado do mundo onde as pessoas têm acesso à educação e análises financeiras há muito mais tempo que nós.
Seu maior inimigo é repetir o comportamento de vender os ativos depois que caem e comprar ativos depois que sobem, porque além de você materializar a perda na queda, você provavelmente estará fora das recuperações.
Por isso que teu objetivo deve ser uma carteira que aproveite bem os mercados de alta, mas que não sofra tanto nos mercados de queda onde esse sentimento será mais presente!
Eu escolhi o método da alocação por paridade de risco porque ele proporciona menos volatilidade nas viradas de ciclo e com volatilidade menor, a gente tende reduzir o comportamento de vender o que esta caindo e comprar o que esta subindo.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: