Isotretinoína (roacutan) no SUS: Saiba como conseguir o tratamento gratuito
Автор: Dr. Bruno Souza
Загружено: 2022-05-05
Просмотров: 7854
Описание:
Nesse vídeo vamos falar sobre a isotretinoina: o melhor remédio para tratar as espinhas.
A acne é uma doença inflamatória crônica que afeta a unidade pilossebácea. É responsável por importante impacto psicossocial levando a baixa autoestima, frustração, prejuízo na autoimagem e até depressão. Existe influência genética e a história familiar constitui um fator prognóstico importante. Inicia-se geralmente entre 11 e 13 anos de idade nas meninas e, 13 a 14 anos de idade nos meninos. A maior gravidade costuma ocorrer ao redor dos 18 anos nas meninas e um pouco mais tarde nos meninos. A resolução espontânea geralmente ocorre após os 20 anos.
Há um grupo de mulheres que mantém ou surge com um quadro de acne a partir dos 25 anos. Essa condição é chamada de acne da mulher adulta. Nesses casos, avalia-se laboratorialmente se há alguma condição de hiperandrogenismo. A principal condição associada é a síndrome dos ovários policísticos.
A lesão clínica básica da acne são os comedões. Os comedões fechados são pápulas normocrômicas menores que 0,5cm. Já os comedões abertos são pápulas enegrecidas que à expressão há saída de ceratina. São os famosos “cravos. As lesões inflamatórias da acne são as pápulas eritematosas, as pústulas foliculares e os nódulos. As lesões nódulo-císticas surgem quando ocorrem sucessivas rupturas do epitélio follicular.
De acordo com a predominância da lesão clínica, nós dividimos os pacientes em grupos.
• Acne comedoniana (grau I): A predominância das lesões é de comedões abertos e fechados. Geralmente se inicia pelo nariz, fronte e mento.
• Acne papulopustulosa (grau II): Há predominância das lesões inflamatórias, pápulas e pústulas, podendo haver comedões.
• Acne nodulocística (grau III): Há comedões, pápulas, pústulas e nódulos. Esses nódulos são formados a partir da ruptura folicular com intensa reação inflamatória.
• Acne conglobata (grau IV): Além dos nódulos em grande número, há formação de abscessos e fístulas. Tem maior incidência em homens.
• Acne fulminante (grau V): Esse tipo é muito raro. Pode haver necrose das lesões cutâneas companhado de sintomas sistêmicos como febre, leucocitose, poliartralgia e lesões ósseas.
O tratamento da acne pode ser feito com medicações tópicas e/ou sistêmicas de acordo com a gravidade do quadro. De modo geral, utilizamos tratamento tópico para os casos até grau II e a partir de grau III utilizamos tratamento sistêmico.
As principais medicações tópicas são: retinoides tópicos, peróxido de benzoíla e clindamicina. Para o tratamento sistêmico podemos utilizar antibióticos orais ou isotretinoína. As tetraciclinas e os macrolídeos são as principais classes de antibióticos utilizadas para o tratamento da acne. A isotretinoina (ácido 13-cis-retinoico) é a droga padrão-ouro para o tratamento da acne e está indicado para acne grau III. Seu principal efeito é a redução da atividade da glândula sebácea, porém ela atua em todos os mecanismos fisiopatológicos da doença!
Sempre procure seu médico dermatologista para o correto acompanhamento.
Se você gostou desse vídeo, peço que se inscreva no nosso canal! Sempre discutiremos esse assunto por aqui.
Compartilhe esse vídeo: • Isotretinoína (roacutan) no SUS: Saiba com...
Você também pode se interessar:
-Entenda tudo sobre hidradenite supurativa
• O que é hidradenite supurativa? Entenda os...
-Tratamento da hidradenite supurativa
• Como tratar a hidradenite supurativa?
-Explicando cirurgia de cisto sebáceo
• Cirurgia de cisto epidérmico (sebáceo) - R...
-Como tratar molusco contagioso
• Como tratar molusco contagioso.
-Dicas para prevenir a pitiríase versicolor
• Cinco dicas para prevenir o pano branco pi...
#espinhas #acne #isotretinoina #tratamentoespinha #eliminarespinhas
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: