Tropas da Dinamarca desembarcam na Groenlândia | Jornal Gente
Автор: Rádio Bandeirantes
Загружено: 2026-01-16
Просмотров: 4001
Описание:
A chegada de soldados de países europeus à Groenlândia ampliou a atenção internacional sobre a maior ilha do planeta e reacendeu o debate geopolítico em torno da segurança no Ártico. Tropas da Dinamarca, Suécia, Alemanha e França desembarcaram nos últimos dias em uma movimentação considerada simbólica, com cerca de 30 a 40 militares, mas carregada de significado político.
Segundo apuração da Band, a presença dos soldados é interpretada como um recado direto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A iniciativa europeia indica que, caso a preocupação americana seja de fato a segurança na região ártica, os países da Europa estão dispostos a assumir um papel mais ativo na defesa do território, tradicionalmente sob forte influência dos Estados Unidos.
A Groenlândia não possui forças armadas próprias. A responsabilidade pela defesa cabe ao Reino da Dinamarca, do qual a ilha faz parte. Historicamente, a população local não está habituada a conviver com presença militar ostensiva. A violência urbana é praticamente inexistente e há apenas uma delegacia em toda a ilha, localizada na capital Nuuk, com pequenas estruturas de detenção em vilarejos mais afastados.
Atualmente, existe apenas uma base militar permanente no território, mantida pelos Estados Unidos desde o período pós-Segunda Guerra Mundial, com cerca de 150 soldados. A Dinamarca, por sua vez, também mantém aproximadamente o mesmo contingente, mas sem uma base militar estruturada. Durante a Guerra Fria, a presença americana era maior, porém concentrada em áreas isoladas, longe do cotidiano da população. #DIIAC #JornalGente
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: