Filo Chordata: Aves
Автор: Pandêmicos
Загружено: 2021-01-26
Просмотров: 6679
Описание:
#Biologia #Aves #Zoologia
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre as aves.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.
Roteiro do vídeo:
Como vimos nas aulas anteriores, as aves na verdade vieram de um grupo de dinossauros chamado Therapoda, e isso fica muito esclarecedor quando vemos as características sendo modificadas, ficando mais complexas.
Vemos por exemplo que os grupos anteriores eram todos pecilotérmicos, e os dinossauros já tinham outro tipo de metabolismo, eram mesotérmicos. As aves agora possuem um sangue quente, o endotérmico. Isso permite que ela mantenha o metabolismo na mesma intensidade o tempo todo, não dependendo de temperaturas externas. Mas isso é mais bem explicado em outra aula aqui do canal.
Outra característica é a presença de um coração com quatro cavidades, lembrando que os repteis possuíam três cavidades e os dinossauros quatro, mas isso é mais bem explicado na aula de sistema circulatório animal, dá uma olhada lá.
Mas talvez as coisas mais importantes das aves venham do fato que elas desenvolveram a capacidade de voar. Não são os únicos organismos que voam, insetos e mamíferos também fazem isso, mas com certeza elas dominaram com maestria isso. Inclusive usam o voo rasante para lutar contra porcos (ANGRY BIRDS).
Mas voar não é simples assim, não é só colocar asas e começar a bater os braços como vemos em filmes antigos, exige uma serie de modificações no corpo do animal e vamos falar delas agora. (FILME DE PESSOAS TENTANDO VOAR)
A primeira e talvez mais importante são os famosos ossos pneumáticos, que em essência são ossos com menor densidade. Isso faz com que a ave não tenha peso demasiado, porem em compensação, seus ossos perdem resistência.
A segunda grande modificação foi transformar as escamas que eram presentes em seus antepassados em penas, que possuem várias funções diferentes, desde defesa, caça, copula, regulação de temperatura, e por ai vai. Mas o mais importante é que as penas são impermeáveis e aerodinâmicas. Isso faz com que o animal não fique pesado quando se molha e consiga voar sem muito impacto.
Temos que destacar que temos demonstrações de masculinidade nas aves muito engraçadas, e parte disso é por conta da coloração de penas. (PEGA UMA CENA DE UMA AVE DANÇANDO PARA OUTRA)
E como tipo nas aves serve com o objetivo de voar, uma modificação importante foi sua mandíbula se transformar em bicos. Isso acontece pois eles são eficientes em captura de comida e são bem mais leves do que os dentes. E é claro que se estamos falando de uma estrutura que faz com que os animais se alimentem, ele é muito influenciado pela evolução dos organismos, a adaptação dos organismos a o local que eles vivem. Por isso temos diferentes tipos de bicos por aí, cada um especializado em um tipo de comida. Alias, isso é uma das coisas que o Darwin observou em seus estudos sobre a evolução, os bicos de uma ave chamada tentilhão.
Como comentamos nos dinossauros, os pássaros foram além e desenvolveram em seus pulmões os sacos aéreos. São projeções dos pulmões que ajudam na respiração do animal, como se fosse um pulmão expandido, mas além disso, quando cheio, faz com que o animal diminua sua densidade, facilitando o voo. (PIGGEOTO)
Já seu sistema excretor também é todo modificado para diminuir a necessidade de peso, começando pelo fato de elas não possuírem bexiga. Afinal, segurar água no corpo só tornaria ele mais pesado né?! Esse é o principal motivo das aves constantemente estarem defecando por ai. Alias, elas possuem cloaca (uma junção do sistema excretor com o digestório), então o número 1 e o número 2 saem juntos. Nós explicamos melhor isso em um vídeo aqui do canal, dá uma olhada lá.
Uma curiosidade é que algumas aves possuem glândulas de sal, que são glândulas que ficam na cabeça das aves marinhas que regulam a quantidade de sal que é ingerida quando elas comem ou tomam água.
A última coisa referente ao voo é sua reprodução, já que ela tem uma fecundação interna, porem toda ave põe ovo. Afinal, se você vai voar, para que levar seu filhote junto né?! As modificações encontradas nos repteis com relação aos ovos também são presentes aqui, então não existe necessidade de ficarem próximas a água.
Por fim, temos que falar sobre o senso magnético das aves. Elas possuem uma espécie de GPS interno, que na verdade são células nervosas posicionadas no tronco de seu encéfalo que são capazes de captar magnetismo de outras aves próximas e até mesmo do campo natural da terra. Dessa forma as aves conseguem tranquilamente voarem de um continente a outro sem se perder no meio, já que seguem uma bussola interna.
Agora, ser tão preparado para voar tem problemas, afinal todas essas características só fazem as aves ficarem menos resistentes a predadores e outros.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: