A INCRÍVEL SÃO JOSÉ DAS TRÊS ILHAS - EPISÓDIO 15 - CAMINHOS DE MAR DE ESPANHA
Автор: CIDADES & VIAGENS
Загружено: 2023-11-21
Просмотров: 6218
Описание:
Acompanhe comigo essa saga pelos caminhos de Mar de Espanha, conhecendo e registrando lugares históricos, museus, paisagens e surpresas... Foram 1.200 km percorridos em 4 dias de viagens e mais de 20 cidades visitadas!
#minasgerais #vstrom650 #series
53 quilômetros de Juiz de Fora e a 55 quilômetros de Três Rios está o distrito de São José das Três Ilhas. Com aproximadamente 250 habitantes, ele faz parte do Município de Belmiro Braga e é o local ideal para um passeio de meio dia.
O pequeno vilarejo que fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais é um lugar tranquilo e pouco movimentado que inspira a paz.
São José das Três ilhas que já abrigou a produção de dois filmes nacionais (Lavoura Arcaica e o Menino Maluquinho) guarda relíquias de época dos Barões do café. Seu centro histórico está totalmente preservado e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O centrinho, que se manteve inalterado, caracteriza-se basicamente por uma rua principal estreita e sinuosa, as casinhas coloniais e o único sobrado que existe no local, o sobrado do Barão de São José Del Rei que também é tombado. O casario conservado atualmente abriga residencias e alguns prédios comerciais, como o cartório e a unica pousada existente no local.
O primeiro morador da região foi Antônio Bernadino de Barros, que posteriormente veio a se tornar o Barão das Três Ilhas. E foi ele, junto com a contribuição de seu irmão Barão de São José del Rei e de outros fazendeiros locais, que tiveram início as obras do principal atrativo do local, a igreja Matriz de São José, que também é tombada desde 1997.
A igreja começou a ser construída em 1878, 10 anos antes da abolição da escravatura, a partir de um projeto do arquiteto Quintiliano Nery Ribeiro. A obra ficou a cargo do mestre-pedreiro português Manoel Joaquim Rodrigues. Os blocos de pedras eram trazidos pelos escravizados e eles também ajudavam na construção.
O assentamento da pedra fundamental se deu em 1º de agosto de 1880 e em maio de 1886 foi celebrada a primeira missa mas as obras foram interrompidas um pouco depois com a assinatura da lei áurea que aboliu a escravidão. Quando as obras foram retomadas o material utilizado para terminar a igreja também foi alterado e o sinal está lá no topo, em vez de pedras, são tijolos que sustentam os telhados.
Em estilo neorromântico marcada por sua construção com pedras monocromáticas e sua abundância de arcos plenos, ela era expressão do poderio dos Barões do café da região no século 19. No interior da igreja, os arcos e colunas também são de pedra. As pinturas e alguns móveis, como confessionário, também são originais.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: