IA versus democracia: inteligência artificial, utopia, distopia, OpenAI, automatização, fake News
Автор: ELA: Epifanias em Linguística Aplicada
Загружено: 2025-06-15
Просмотров: 242
Описание:
O objetivo deste vídeo é refletir sobre o futuro da democracia no mundo da inteligência artificial (IA). Não é um exercício de futurologia. Não se pretende prever o futuro; pretende-se apenas mostrar algumas possibilidades do que temos pela frente. Não são nem opções. Não temos escolhas aí. São apenas possibilidades.
Possibilidade 1: viveremos em uma utopia. Uma utopia sem democracia porque o poder não emana mais do povo, emana das máquinas. Um mundo sem eleições e sem trabalho, apenas lazer, em que estaremos mergulhados no sonho do “ócio criativo” de Domenico De Masi. “Você não é o que faz no emprego, mas o que faz fora dele”. Já é uma utopia!
Possibilidade 2: viveremos em uma distopia. De alguma maneira conseguiremos conviver com a IA, sobrevivendo como subalternos, dominados pelas máquinas, mas com o benefício de não sermos descartados pelo sistema.
Possibilidade 3. Não viveremos. Seremos descartados pelo sistema. Ou seja, com o domínio da Inteligência Artificial, na melhor das hipóteses, veremos o fim da democracia. Na pior, não veremos nada porque teremos desaparecido. No fundo, existe aqui uma questão ética, que é mais importante do que a questão tecnológica.
A IA é, em suma, uma caixa preta com recursos poderosos, sobre os quais pouquíssimas pessoas têm algum controle, por enquanto. Em breve todo esse controle será assumido exclusivamente pelas máquinas, máquinas que podem desenvolver um poder que a humanidade não tem condições de acompanhar.
Em contrapondo à questão tecnológica, evolvendo a máquina, temos também a questão ética, envolvendo a humanidade. É razoável pressupor que sempre tentaremos buscar o que consideramos o belo, o bom, o justo e o verdadeiro.
Conclui-se o vídeo com duas frases do século passado, muito antes do mundo digitalizado que estamos vivendo agora, mas que refletem este embate desigual entre tecnologia e humanidade. “Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”. (Toynbee)
“Tornou-se aterradoramente claro que nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade” (Einstein)
É o que vamos ver neste vídeo.
LINK DO CANAL:
Para mais vídeos, acesse meu canal: / @epifanias-em-la
COMO REFERENCIAR VÍDEO DO CANAL, PELAS NORMAS DA ABNT:
AUTOR. Título do vídeo: subtítulo (se houver). YouTube, data de publicação. Duração. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data de acesso.
EXEMPLO:
LEFFA, Vilson. Ser Poliglota: Vantagens e desvantagens, poliglotismo, língua internacional, língua franca. YouTube, 24 de junho de 2024. 9min50s. Disponível em: (link do vídeo). Acesso em: 15 de janeiro de 2025.
COMO CITAR DENTRO DO TEXTO:
Leffa (2024) argumenta que...
Alguns autores discordam (LEFFA, 2024)
Dados Nerd:
Gravação: Samsung S22 Ultra, câmera frontal (selfie), UHD 60 fps, 1 softbox 45 graus a direita, um holofote na altura da mesa à esquerda, 3 lâmpadas holofotes laterais a direita no teto.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: