QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEPRESSÃO E TRISTEZA? Sylvia Loeb
Автор: Minha idade não me define
Загружено: 2020-05-29
Просмотров: 1636
Описание:
A quarentena e a pandemia do Covid-19 fizeram com que o número de casos de depressão praticamente dobrasse desde o seu início.
Falta de dinheiro, de trabalho, de perspectiva, insegurança sobre o amanhã, medo de ficar doente ou perder um ente querido são gatilhos importantes para levar a quadros de depressão ou de tristeza acentuada.
Todo esse cenário de incerteza, gerado pela pandemia do Covid-19, faz com que sentimentos como ansiedade, estresse e tristeza se misturem de uma maneira perigosa para algumas pessoas, principalmente para aquelas que têm antecedentes familiares de depressão, estão em tratamento, ou já têm uma certa tendência à melancolia.
Certos níveis de sofrimento, ansiedade e depressão são legítimos da quarentena do Covid-19. Não nos faltam motivos para estarmos tristes, principalmente agora quando tudo parece desmoronar. É um sentimento que faz parte da vida de qualquer um de nós. Ou seja, diferente da depressão, a tristeza é passageira. Você pode ficar alguns dias desanimada, mas acaba passando.
Na depressão, pouco a pouco, várias áreas da sua vida começam a ser afetadas: não só o humor. Alguns sintomas como falta de apetite, fome exagerada, insônia, sono excessivo, ansiedade, ganho ou perda de peso, irritabilidade, falta de libido e um sentimento prolongado de desesperança são alertas importantes.
É importante frisar que, ao contrário do que muita gente ainda acredita, depressão não é fraqueza, nem frescura. Por isso, não dê ouvidos a comentários como "levanta daí e vai fazer alguma que passa". Não vai passar. Acolhimento é a palavra-chave para começar a lidar com a depressão.
Quando pedir ajuda? O tamanho da dor causada pela depressão é você quem sente; se você achar que já faz tempo, faz dias que está assim, sentindo que a depressão está se aproximando, procure ajuda profissional. Mais ainda, se você tiver antecedentes familiares da doença.
Você não deve se culpar, nem sentir vergonha do que está sentindo, você não escolheu ficar deprimida. Digo isso porque há pessoas que, além do sofrimento da própria doença, ficam culpados ou envergonhadas diante da família.
Hoje profissionais estão atendendo online e muitos estão oferecendo tratamento gratuito. Ele vai fazer uma avaliação do seu caso e vai te encaminhar para um psiquiatra, se for o caso. Vou deixar o link na descrição do vídeo. Mas, o caminho é esse. Não tratar achando que vai passar só vai piorar o quadro, podendo levar a situações extremas.
Seja na tristeza ou na depressão, existem algumas atitudes que podem nos ajudar bastante a passar por esses dias de um jeito menos angustiado.
1. Quanto mais forte o vínculo com seus amigos, com sua família, melhor você vai se sentir. Uma rede de apoio entre vocês vai te dar sustentação quando precisar.
2. Preste atenção nos pensamentos que está escolhendo ter. Pensamentos pessimistas, catastróficos fazem mal, intoxicam. Tente substituir um pensamento negativo por dois positivos.
3. Respeitar o isolamento e ter consciência do que está acontecendo, não quer dizer viver a pandemia 24 horas por dia. Filtre as notícias, as fake news, não fique grudada em más notícias o dia inteiro. Ao ser seletiva, você também cria um escudo para não ser invadida pelo pessimismo a todo instante. O ideal seria limitar a uma hora por dia o consumo de informações relacionadas à doença. Além de não poder fazer nada, elas servem de gatilho para a depressão e ansiedade.
4. Faça exercícios, escolha algo que te dê prazer, dance, faça alongamento, areja seu corpo, areja sua mente.
5. Não se esqueça de que o cérebro precisa de rotina para se organizar. É preciso substituir a rotina anterior por outra que marque pontos importantes do dia como acordar, fazer as refeições, dormir e se exercitar. Também não deixe de incluir alguns momentos de prazer, do contrário não há como atravessar a quarentena com um mínimo de saúde mental. Lembre-se: o cérebro precisa de pelo menos 21 dias para criar novos hábitos.
Para encerrar, gostaria de lembrar que não há mal que sempre dure nem bem que nunca termine. Procure ajuda se necessário mas lembre-se: vai passar, pode demorar um pouco, mas vai passar.
ATENDIMENTO GRATUITO PSICOLÓGICO: relacoessimplificadas.com.br/escuta
Gostou deste vídeo?
✏️✏️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com suas amigas (Homens também são bem-vindos)
👠👠 Siga nossas redes ➽
Facebook: / escritoranodiva
Instagram: / escritora_no_diva
Escute nossas entrevistas:
Revista CBN: https://cbn.globoradio.globo.com/medi...
CBN Noite total: https://cbn.globoradio.globo.com/medi...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: