Revitalização da Casa de Farinha Artesanal da Fazenda Mandacaru
Автор: Jurema Cintra Barreto
Загружено: 2025-12-13
Просмотров: 422
Описание:
Este documentário é uma produção de Jurema Cintra Barreto, articuladora cultural baiana, advogada e ambientalista, baiana, nascida em Seabra-Chapada Diamantina. .
Recebeu recursos da PNAB- Lei Aldir Blanc e assim agradecemos a Prefeitura de Iramaia-Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal, em especial a Ministra Margareth Menezes por sua atuação impecável na defesa das brasilidades.
A Casa de Farinha Artesanal da Fazenda Mandacaru possui aproximandamente 70 anos de Fundação. Ubaldo José de Oliveira seu proprietário nasceu em 10/01/1925, faria 100 anos em 2025 e esta é uma justa homenagem por tudo que fez na cidade como mestre carpinteiro .
Situada próximo ao Povoado da Placa, na caatinga do Município de Iramaia Bahia é o exemplo da importância da cultura alimentar da mandioca para o povo brasileiro, nordestino e catingueiro. Estrutura 100% artesanal, guarda todos os elementos da bioconstrução da caatinga, paredes de adobe, forno de pedra, telhado de vara, peças de madeira entalhadas à mão.
Desde 2021 Jurema via a casa se deteriorar com furtos, cupim, telhas quebradas e telhado caindo. Entre Idas e vindas do Sul da Bahia onde também tem residência e o Povoado da Raposa, na Chapada Diamantina, na divisa de Iramaia e Ibicoara, via a casa de farinha e começous a fotografá-la. Surgindo um envolvimento emocional com o espaço. Ao conhecer os herdeiros de seu Ubaldo escreveu o projeto e implementou a revitalização, com autorização da família.
Importante agradecer a todos os envolvidos, primeiro Marcelo, Eva, Marli e todos os membros da família que autorizaram a cessão de uso do espaço que agora é um Memorial e espaço de Turismo Rural e Pedagógico com visitas auto-guiadas.
As pessoas mais importantes de tudo isso: os agricultores e agricultoras familiares de Iramaia, que são os protagonistas desta história de luta, memória, ancestralidade, que dominam conhecimentos, saberes e sabores centenários, que colocam o pão, a farinha e o cuscuz em nossa mesa todos os dias, o nosso MUITO OBRIGADA !!!!
Agnaldo Velame da Luz e Leandro Rodrigues Ferreira, agricultores familiares, nossos mestres restauradores, que reconstruiram o desenho original do telhado de vara, envernizaram as peças de madeira, fizeram novos rodos de torrar farinha, limparam, capinaram, fizeram a rampa, colocaram a brita, tudo isso para garantir acessibilidade e fidedignidade ao espaço, muito OBRIGADA. São essas pessoas que detém o conhecimento de mestres carpinteiros artesanais, que conhecem as árvores da caatinga, que sabem quando e como colher sem prejudicar o meio-ambiente, tudo foi realizado com muito carinho, comprometimento e qualidade.
Karla Cajaiba, nossa orientadora da PNAB Iramaia, Tiago Prado, secretário de Turismo de Iramaia, que representa todos os agentes públicos envolvidos na execução da política de turismo, nosso muito obrigada.
Joabe Soares da Infinity Produtora e Expor Chapada Diamantina nosso designer, diretor e roteirista, obrigada por todo empenho, com orçamento tão limitado, sabemos que sua atuação foi digna de um agente cultural abnegado e comprometido.
Taliva Pires, Carioca, Gerson Amaral, obrigada por todo empenho na organização da inauguração oficial, o Povoado da Raposa não é perto, mas a irmandade foi fundamental.
Quer saber mais do projeto? Acompanhem o instagram @juremacintra e @chaledasmangabas
Ficha técnica:
Idealização e produção: Jurema Cintra Barreto
Placa de madeira artesanal: Flipper placas e letreiros
Placas de acrílico e banner: Arte Digital
Direção e roteiro: Joabe Soares
Produção de audio-visual: Expor Chapada e Infinity Produtora
Proprietários: Família Ubaldo José de Oliveira
Restauradores: Aguinaldo Velame e Leandro Rodrigues
Secretaria de Turismo de Iramaia
Secretaria de Educação e Cultura de Iramaia
Prefeitura de Iramaia
Ministério da Cultura
Governo Federal
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: