A Diarista e o Soldado - Luigi Ricci
Автор: Janette Dornellas - Casa da Cultura Brasilia
Загружено: 2025-09-16
Просмотров: 35
Описание:
A montagem brasiliense da ópera “A Diarista e o Soldado” (La serva e l’ussero), de Luigi Ricci (1805-1859), ganhou novos palcos em outros Estados com um projeto de Circulação Externa realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e que foca diretamente no público escolar. Jovens estudantes e público geral de Pirenópolis, Niterói e Vila Velha, vivenciaram uma experiência inédita para a maioria deles.
Graças ao apoio do FAC/DF, podemos levar as produções brasilienses para além do Distrito Federal, mostrando a qualidade dos espetáculos produzidos aqui.
“A Diarista e o Soldado” é uma comédia divertida, cheia das confusões da comédia dell'arte, como mal-entendidos, troca de gênero entre os personagens, amores impossíveis, personagens bem característicos como a mocinha romântica, o herói apaixonado, a madrasta malvada, o pai sem noção e o galã cômico. A ópera é cantada em italiano, mas, para tornar o espetáculo mais acessível, os diálogos são em português. A adaptação para o português foi feita por Janette Dornellas, que já traduziu e adaptou várias óperas.
Resumo da Ópera:
“A Diarista e o Soldado” conta a divertida história de amor e desencontros entre Angélica e André. Ela é filha de Giorgio e mora com o pai e sua madrasta Mariana. Ele, um jovem peruqueiro que todas as manhãs faz serenatas sob a janela da jovem. A trama se desenrola durante o aniversário de Giorgio, quando sua esposa decide aproveitar as comemorações para apresentar a todos o noivo que escolheu para a menina, o narcisista Roberto, com o objetivo não declarado de afastá-la de casa. André, ouvindo que Mariana espera uma diarista para ajudar nos preparativos da festa de aniversário, vê aí sua chance de entrar na casa e se aproximar de Angélica. Para isso, se veste de mulher e se apresenta como Marguerita, a diarista tão esperada. Mal sabe ele que o pai de Angélica é o terror das diaristas. André passa maus bocados fugindo do assédio de Giorgio. Decidida a não se casar com um homem que não ama, Angélica se fantasia de soldado e para testar o disfarce resolve “cantar” a diarista contratada para ajudar nas festividades. Para sua surpresa, a diarista logo deixa cair a máscara e revela sua identidade: era André, o peruqueiro apaixonado. Dividida entre o amor e a surpresa, Angélica corre para dentro de casa. Roberto chega na casa para a festa e André o chama para um duelo, com o objetivo de resolver o problema. Roberto foge apavorado e a situação se define: Angélica assume seu amor pelo cantor, agora não mais misterioso, e até mesmo a madrasta Mariana abençoa o relacionamento. A ópera se encerra com a celebração da união do novo casal. À Roberto, restou a companhia solitária de sua própria beleza.
ELENCO:
Sophia Dornellas, como "Angélica"
Janette Dornellas, como "Marianna", madrasta de Angélica
Hermógenes Correia, como o peruqueiro "André"
Hugo Lemos, como "Giorgio", pai de Angélica
Roger Vieira, como o galã afetado "Roberrrrrrrto"
Direção musical, regência e piano: Edvan Moraes
Direção cênica: Denis Camargo
Produção: Instituto Cultural Janette Dornellas e Hyandra Ello
Projeto de Iluminação: Lidiane Carvalho
Figurinos e cenário: Janette Dornellas
Gravado no Cineteatro das Artes, em Vila Velha, no dia 30 de Junho de 2025
“Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF”
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: