Ópera Sansão e Dalila (Samson et Dalila) Op 47 de Camille Saint Saens com legendas em portugues
Автор: ClarindOOliveira
Загружено: 2024-03-16
Просмотров: 7251
Описание:
Sansão e Dalila (em francês: Samson et Dalila), Op. 47, é uma grande ópera em três atos e quatro cenas de Camille Saint-Saëns com libreto francês de Ferdinand Lemaire. Foi apresentada pela primeira vez em Weimar no Teatro Grossherzogliches (atual Staatskapelle Weimar) em 2 de dezembro de 1877 em uma tradução alemã.
A ópera é baseada no conto bíblico de Sansão e Dalila encontrado no capítulo 16 do Livro dos Juízes no Antigo Testamento. É a única ópera de Saint-Saëns que é executada regularmente. A cena de amor do segundo ato na tenda de Dalila é um dos cenários que definem a ópera francesa. Duas árias de Dalila são particularmente conhecidas: "Printemps qui commence" ("A primavera começa") e "Mon cœur s'ouvre à ta voix" ("Meu coração se abre para sua voz", também conhecida como "Suavemente desperta meu coração"), a última das quais é uma das peças de recital mais populares no repertório mezzo-soprano/contralto.
Em meados do século 19, um renascimento do interesse pela música coral varreu a França, e Saint-Saëns, um admirador dos oratórios de Handel e Mendelssohn, fez planos para compor um oratório sobre o tema Sansão e Dalila, como sugerido pelo libreto Sansão de Voltaire para Rameau. O compositor começou a trabalhar no tema em 1867, apenas dois anos depois de completar sua primeira (e ainda não executada) ópera, Le timbre d'argent. Saint-Saëns havia abordado Ferdinand Lemaire, marido de um dos primos de sua esposa, para escrever um libreto para o oratório, mas Lemaire convenceu o compositor de que a história era mais adequada para uma ópera. [1]
Saint-Saëns escreveu mais tarde:
Um jovem parente meu havia se casado com um jovem encantador que escrevia versos ao lado. Percebi que ele era talentoso e tinha de fato um verdadeiro talento. Pedi a ele que trabalhasse comigo em um oratório sobre um assunto bíblico. 'Um oratório!', ele disse, 'não, vamos fazer uma ópera!', e ele começou a vasculhar a Bíblia enquanto eu delineava o plano da obra, até mesmo esboçando cenas, e deixando apenas a versificação para fazer. Por algum motivo, comecei a música com o ato 2, e a toquei em casa para um público seleto que não podia fazer nada dela.
1910) (foto), mas a cantora era muito velha para ensaiar o papel para a estreia de 2 de dezembro de 1877 em Weimar e o papel foi confiado a Auguste von Müller.
Depois que Lemaire terminou o libreto, Saint-Saëns começou a compor ativamente o ato 2 da ópera, produzindo uma ária para Dalila, um dueto para Sansão e Dalila, e algumas peças musicais para o coro (algumas das quais foram mais tarde atribuídas ao ato 1) durante 1867-1869. Desde o início, a obra foi concebida como um grande dueto entre Sansão e Dalila contra a tempestade que se aproximava. Embora a orquestração ainda não estivesse completa, o ato 2 foi apresentado em uma apresentação privada em 1870, pouco antes da eclosão da Guerra Franco-Prussiana, com Saint-Saëns tocando as partes orquestrais, que foram em grande parte improvisadas, no piano. A compositora Augusta Holmès (Dalila), o pintor Henri Regnault (Sansão) e Romain Bussine (Sumo Sacerdote) renderam seus papéis a partir de livros parciais. Apesar de muitos precedentes, o público francês reagiu negativamente à intenção de Saint-Saëns de colocar um assunto bíblico no palco. O alarme por parte do público fez com que ele abandonasse o trabalho na ópera pelos próximos dois anos.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: