Lenda do Juiz do Soajo
Автор: Atrás da História
Загружено: 2025-11-08
Просмотров: 529
Описание:
***
Lenda do Juiz do Soajo
A Lenda do Juiz do Soajo narra a história de João Congosta, um juiz honesto e inteligente da vila de Soajo, respeitado pelo povo por suas sentenças em pequenos delitos.
Contudo, João viu-se diante de um crime grave: o assassinato de um lavrador abastado, mandado matar por um fidalgo de Arcos de Valdevez para não pagar uma dívida. Após investigações complexas, Congosta condenou o fidalgo e seus cúmplices à pena máxima.
Influenciado por intrigas da Corte, que o descreviam como rústico e ignorante, o Rei remeteu o caso aos juízes de Lisboa, que convocaram João Congosta para esclarecimentos.
Ao chegar ao Paço Real, João Congosta, um homem simples que raramente saía de sua vila, percebeu o desprezo dos juízes da Corte, que não lhe reservaram um lugar. Sem hesitar, tirou a sua inseparável capa de estamenha, dobrou-a no chão e sentou-se sobre ela, ficando no mesmo nível dos seus colegas.
Para surpresa e admiração dos juízes, o "parolo das serras" demonstrou uma limpidez de raciocínio, agudeza de argumentos e inteligência que superaram a experiência dos magistrados da Corte. Todos louvaram a sua sentença.
Ao se levantar, um dos presentes advertiu-o de que havia deixado a capa. Com uma lição memorável, João Congosta retorquiu: "O juiz de Soajo nunca levou consigo cadeira em que se sentou!". Os juízes da Corte coraram de vergonha. João Congosta regressou de imediato a Soajo, onde continuou a exercer o seu cargo com o respeito e amizade dos seus conterrâneos.
Por: Albino Monteiro
***
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: