A HISTÓRIA DE "SISSI" A PRIMEIRA RAINHA DO FUTEBOL BRASILEIRO.
Автор: Só Poster e Fotos de Times de Futebol
Загружено: 2024-01-17
Просмотров: 1079
Описание:
A HISTÓRIA DE "SISSI" A PRIMEIRA RAINHA DO FUTEBOL BRASILEIRO.
#sissi #futebolfeminino #RAINHA MARTA
Bem antes de Marta, o futebol feminino brasileiro já era reconhecido internacionalmente pelo talento de outra camisa 10 canhota. A baiana Sisleide do Amor Lima, mais conhecida como Sissí, marcou época na década de 90, no período em que a modalidade começou a ganhar espaço no país, na voz do narrador Luciano do Valle. A craque de cabelos raspados conquistou resultados expressivos ao lado de companheiras como Kátia Cilene, Pretinha e Roseli, especialmente na Copa do Mundo de 1999, da qual foi artilheira e medalhista de bronze. O feito de duas décadas atrás a tornou conhecida, mas não trouxe evoluções exuberantes nem para Sissí nem para a seleção brasileira. “Melhorou um pouco, mas nem tanto. Nossa geração marcou época, mas evoluímos pouco, não foi suficiente. A mudança foi bem menor do que merecemos.”
Nascida em Esplanada, no litoral norte da Bahia, Sissí deu seus primeiros chutes ainda criança, numa época em que o futebol era – acreditem! – proibido para mulheres por lei.
Filha e irmã de jogadores de futebol, gostava de jogar desde os sete anos de idade, inclusive caso não tivesse bola, improvisava uma com a cabeça da própria boneca. Aos 11 anos mudou-se com a família para Campo Formoso e lá conheceu outras meninas que jogavam futebol e assim acabaram formando um time só de garotas. Dois anos depois, chamou a atenção do Grêmio, da vizinha cidade de Senhor do Bonfim, e aos 13 anos começou a disputar competições. No ano seguinte saiu da casa dos pais para jogar no Flamengo de Feira de Santana , pelo qual estreou no Campeonato Baiano. Em 1984 mudou-se para Salvador, para defender o Bahia - onde também jogou futsal - e quatro anos depois foi convocada para fazer parte da primeira Seleção Brasileira oficial, que a CBF montou para disputar o Campeonato Experimental da FIFA, na China. Com Sissí, o Brasil terminou em 3º lugar.
Após o Mundial foi contratada pelo Corinthians Paulista, mas para jogar futsal. Nesta modalidade atuou também pela Marvel, Sabesp de Santos, Bordon e Euroexport. Só voltou ao futebol de campo em 1991 às vésperas da Copa do Mundo, mas acabou machuncando-se durante o período de treinamentos e foi cortada da seleção. Voltou ao futsal. Em fins de 1994 foi para a Itália, jogar no Hellas Verona, onde permaneceu apenas um mês, porque foi convocada pela Seleção Brasileira para disputar o Campeonato Sul-Americano em janeiro de 1995, em Uberlândia. Os dirigentes italianos deram o ultimato ou o Verona ou o Brasil. E lá foi Sissí para o Triângulo Mineiro, ser campeã sul-americana, invicta (cinco vitórias em cinco jogos) e ainda por cima terminou como artilheira da competição com 12 gols. Em 1995 disputou a Copa do Mundo, terminou em 9º lugar, mas o suficiente para garantir vaga nos Jogos Olimpico de Atlanta em 1996, na qual a Seleção Brasileira terminou em quarto lugar........
FONTE:
https://museudofutebol.org.br/crfb/ac...
https://placar.com.br/placar/sissi-a-...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: