Falsos Codependentes e Falsas Vítimas
Автор: Alan Mocellim
Загружено: 2020-07-26
Просмотров: 4149
Описание:
Nesse vídeo discutirei um aspecto bastante relatado do comportamento de pessoas abusivas: o de se apresentarem ou como codependentes ou como vítimas, como pessoas que fazem tudo pelos outros, mas que sempre foram enganadas, que sempre sofreram. Isso não significa que devemos duvidar de todos que apresentam esse discurso, pois muitas são vítimas reais, mas que devemos observar também outros aspectos. Muitas dessas pessoas que se apresentam como falsos codependentes ou falsas vítimas tem elementos que não são comuns nem em codependentes e nem em vítimas de abuso emocional: exibem uma enorme falsa de sensibilidade e empatia com os outros, se vangloriam de terem feito sempre tudo certo em suas relações, apresentam muita agressividade e problemas com autocontrole. Um real codependente, em contrário, tende a normalizar o abuso vivido, até protegendo seu agressor, o entendendo para justificar suas ações; uma real vítima de relacionamentos abusivos não tem tantas certezas, não se "vangloriam" de terem feito "tudo certo" mas, pelo contrário, se culpam, remoem erros, e duvidam de si o tempo todo, apresentando sua desregulação emocional como ansiedade, medo e confusão.
Pessoas emocionalmente abusivas que se apresentam como codependentes ou vítimas tendem a usar a "vitimização" como modo de conseguir afeto, atenção e cuidado, como forma de se apresentar publicamente com uma imagem favorável de "boa pessoa", ou para justificar seus erros ou descontrole emocional em um passado no qual foi vítima. Se essa pessoa sabe que age assim, tem consciência de se vitimizar para conseguir algo, ou se ela não sabe, e faz inconscientemente por ser um comportamento aprendido, acreditando em seu discurso de vítima, é irrelevante, pois em ambos os casos há indicativos de egoísmo, manipulação ou distorções severas da percepção da realidade. Ademais, o mais comum é que façam de ambos os modos, tendo parcial consciência e parcial inconsciência, se vendo como vítimas porque no passado (possivelmente na infância) já foram vítimas reais, mas tendo, por isso, aprendido que a vitimização funciona para induzir preocupação e cuidado por parte de outras pessoas.
De um modo geral, o discurso de vítima cumpre, paras as pessoas que são emocionalmente abusiva, uma série de "funções" em suas vidas: 1) cumpre a necessidade de explicar o que acontece em suas relações, distorcendo a realidade de forma conveniente conforme o que já se acredita sobre os outros previamente; 2) permite a fuga das responsabilidades de suas ações, delegando toda a culpa ao outro para não ter que enfrentar a vergonha pelos seus erros e sentir o medo das consequências do que foi feito; 3) é socialmente útil, na medida em que evoca sentimentos de proteção por parte dos outros, melhorando, por sua vez, a autoestima da pessoa abusiva que se apresenta como vítima; 4) apresenta "congruência" com um passado, faz sentido porque repete coisas que já são de conhecimento, histórias que já foram vividas, reduzindo assim a ansiedade de se viver num mundo imprevisível no qual se é o causador das próprias imprevisibilidades de sua vida.
______________________________________
Alan Delazeri Mocellim é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do departamento de Sociologia e da pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona, pesquisa e orienta nas áreas de Sociologia das Emoções, Sociologia do Conhecimento e Psicologia Social. Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/0264933519544511
O objetivo do canal é discutir em perspectiva interdisciplinar, sociológica e psicológica, relacionamentos conflituosos e abuso emocional, nas relações familiares e amorosas, refletindo sobre suas causas e suas consequências. Serão discutidos temas como relacionamentos abusivos, traumas de origem familiar, comportamento controlador, comportamento passivo-agressivo, egoísmo e manipulação, agressividade e autocontrole, aprendizagem social das emoções, regulação emocional, estresse pós-traumático, borderline e narcisismo, codependência e contradependência.
Os vídeos aqui apresentados são resultado do projeto de extensão "Violência Psicológica e Abuso Emocional" desenvolvido por Alan Delazeri Mocellim na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Qualquer uso de material aqui apresentado deve, portanto, referenciar o autor (MOCELLIM, Alan) e o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: