Criar e Testar Hipóteses: Passos para Criar e Testar hipóteses no Seu TCC | Curso de Monografia
Автор: Professor Chacha - TCC 47
Загружено: 2025-04-05
Просмотров: 162
Описание:
Hoje, vamos explorar sobre a formulação de hipóteses, vendo os passos certos para criar e testar hipóteses na sua Monografia.
1# O que são hipóteses?
São declarações que podem ser provadas ou refutadas por meio de experimentação e observação. As hipóteses indicam o que estamos buscando ou tentando provar. São tentativas de explicação, não os factos em si. Ao formulá-las o pesquisador não está certo da sua comprovação.
2# O que são variáveis?
Uma variável é uma propriedade cuja variação é susceptível à medição e à observação.
Exemplos:
Motivação intrínseca para o trabalho, religião, agressividade verbal, cultural fiscal, personalidade autoritária, inteligência, eficácia de uma vacina, etc.
• Em um estudo sobre qualidade do sono, as variáveis podem incluir “número de horas dormidas” (variável quantitativa) e “nível de satisfação com o sono” (variável qualitativa que pode ser mensurada através de escalas).
As variáveis adquirem valor para a pesquisa científica quando chegam a se relacionar com outras (formar parte de uma hipótese ou de uma teoria).
3# De ondem surgem as hipóteses?
As hipóteses podem surgir das seguintes fontes possíveis:
• Teoria: Hipóteses podem ser derivadas de postulados teóricos já consolidados.
• Estudos Empíricos: Generalizações a partir de pesquisas anteriores podem indicar relações a serem testadas.
• Observações Prévias: Experiências e intuições podem levar à formulação de hipóteses, mas requerem maior cuidado se não forem apoiadas por dados prévios.
Exemplo:
i) Com base na Teoria da Motivação de Maslow, um pesquisador pode formular a hipótese:
"Funcionários que têm suas necessidades básicas satisfeitas demonstram maior engajamento e produtividade no trabalho."
ii) Se vários estudos mostram que a prática regular de exercícios melhora o humor e reduz sintomas de ansiedade, um pesquisador pode propor:
"Pessoas que se exercitam regularmente apresentam níveis mais baixos de ansiedade em comparação com aquelas que não se exercitam."
iii) Um professor pode notar que, em sua experiência, alunos que participam activamente das aulas parecem ter um desempenho melhor. A partir disso, ele formula a hipótese:
"A participação activa em sala de aula está relacionada ao desempenho académico dos alunos."
No entanto, essa hipótese precisa ser testada com um estudo sistemático para confirmar se a observação inicial se mantém em uma amostra maior e sob controle de outros fatores.
NB: Quanto menor fundamento empírico prévio tenha uma hipótese, maior será o cuidado que se deverá ter na sua elaboração e avaliação, porque de qualquer forma, não é recomendável formular hipóteses superficiais.
4# Tipos de hipóteses
Na elaboração de uma monografia ou qualquer outro tipo de pesquisa académica, é fundamental compreender os diferentes tipos de hipóteses que podem ser formuladas. Cada tipo de hipótese desempenha um papel específico no processo de investigação e na análise dos dados. Vamos explorar os principais tipos:
• Hipótese de pesquisa
• Hipótese Nula
• Hipótese alternativa
• Hipótese estatística
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: