Parentesco e Propriedade : Modos de organização social
Автор: Doxa e Episteme
Загружено: 2020-05-19
Просмотров: 5334
Описание:
Leia o livro : Sociologia Hoje https://amzn.to/2Npd2Kn
Doxa e Episteme apresenta mais um episódio do bloco Sociologia em Casa, como o tema: Parentes e Propriedade : modos de organização social
#Parentes #Propriedade #organizaçãosocial
As sociedades ocidentais construíram uma hierarquia dos povos humanos.O progresso tecnológico é outro critério que fundamentou essa hierarquização tem especial importância para as sociedades.
Quem primeiro explicitou esse critério foi Lewis Henry Morgan. O que definia uma sociedade avançada para as sociedades ocidentais era a existência da propriedade privada.
Intelectuais como Lewis Henry Morgan e o jurista britânico Henry Sumner Maine (1822-1888) Elaboraram uma resposta a essa questão: o que possibilitava a sociedade "primitiva" se organizar era o parentesco.
O que costumamos chamar de "família" nada mais é que um nome para um sistema de parentesco.
Qualquer sociedade no mundo produz algum tipo de parentesco. Porém, as sociedades constroem o parentesco de formas diferentes entre si. Há sociedades matrilineares, como a trobriandesa. Apenas algumas estruturam seu modo de vida a partir desse sistema. Essas sociedades não têm Estado. Para os intelectuais do século XIX, as sociedades organizadas pelo parentesco representa um estágio anterior de desenvolvimento.
Nas sociedades organizadas pelo parentesco, não há propriedade privada.
Para sintetizar o pensamento dos intelectuais do século XIX, as sociedades não ocidentais eram vistas como mais simples.
O neocolonialismo estabelecido ao longo do século XIX e início XX, foi influenciado e legitimado pelas teorias evolutivas.
O discurso das Nações imperialistas baseava-se na crença de uma "missão" civilizatória.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: