Nexo entre os livros, "Existencialismo ou Marxismo" e, "A Destruição da Razão".
Автор: RESISTENTES
Загружено: 2023-12-15
Просмотров: 1237
Описание:
José Paulo Netto é escritor e professor universitário, conhecido sobretudo pela recepção e divulgação de György Lukács no Brasil, e posteriormente por seus estudos da obra de Karl Marx.
Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor honoris causa pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, é graduado e doutor em Serviço Social.
Militante do Partido Comunista Brasileiro, Netto é atualmente um dos principais pesquisadores das obras de Karl Marx no Brasil e também responsável por traduções de textos de autores clássicos como Friedrich Engels e Lenin.
György Lukács foi um filósofo, crítico literário e historiador húngaro. Nascido em Budapeste no dia 13/04/1885, como crítico literário, Lukács foi especialmente influente, sendo reconhecido como o precursor dos estudos sociológicos da literatura ficcional. Ele adotou uma perspectiva que coloca a obra de arte em seu contexto social e histórico e que se esforça para reconstruí-la e analisá-la. Defensor feroz do realismo na literatura, repudiou o modernismo encarnado por autores como Kafka, Joyce ou Beckett.
Lukács é amplamente descrito como o mais proeminente intelectual marxista da era stalinista, tendo sido preso por dois meses pela política "stalinista" em 1941 durante seu exílio na União Soviética. Lukács foi um dos fundadores do marxismo ocidental, uma tradição interpretativa que se afastou ou criticou a ortodoxia marxista ideológica da União Soviética naquele período, ainda que reconhecesse o papel teórico-prático de Lênin. Assim, Lukács também foi um teórico do marxismo-leninismo. Desenvolveu e organizou ideologicamente as práticas revolucionárias pragmáticas de Lênin na filosofia formal da revolução. Desenvolveu a teoria da reificação e contribuiu para a teoria marxista com o desenvolvimento da teoria da consciência de classe de Karl Marx.
Suas duas obras da maturidade mais importantes são a Estética e Para Uma Ontologia do Ser Social (ambas produzidas nos cursos dos anos 1960, em que desenvolve e identifica uma estética e uma ontologia em Marx. Também é muito considerada a polêmica obra A Destruição da Razão (publicada em 1954), que, destrinchando o que Lukács considerava como "irracionalismo" de autores como Schelling, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Dilthey, Simmel, Schiller, Heidegger, Jasper, Weber, entre outros, buscou mapear na filosofia alemã o que teria levado ao nazismo ou a ele se associado. Lukács morre 04/06/1971, aos 86 anos na cidade de Budapeste.
Inscreva-se no nosso canal:
https://bit.ly/canalresistentes
Visite o nosso portal:
https://bit.ly/portalresistentes
--------------------------------------------------------------------------------------
REDES SOCIAIS
Facebook: https://bit.ly/facebookresistentes
Instagram: https://bit.ly/instagramresistentes
Twitter: https://bit.ly/twitterresistentes
--------------------------------------------------------------------------------------
APOIE O CANAL RESISTENTES
https://bit.ly/apoioresistentes
--------------------------------------------------------------------------------------
Doações para: [email protected]
Instituição: 403 - Cora SCD
Agência: 0001
Conta: 3882319-3
Nome da Empresa: CR COMUNICACOES LTDA
CNPJ: 50.255.955/0001-68
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: