ARQUITETURAS NEGRAS - DO KEMET ÀS CIDADES INCLUSIVAS
Автор: Canal Preto
Загружено: 2023-06-08
Просмотров: 981
Описание:
A arquitetura africana, continental ou diaspórica, deve ser reconhecida em grandeza e em importância, mesmo que sob tentativas reiteradas de apagamento. As afrotecnologias arquitetônicas e de engenheira, por exemplo, egípcias convivem, historicamente, com a negação do próprio direito à existência, não obstante o comprovado desenvolvimento de sistema estruturais complexos em 4 mil anos de resistência das pirâmides keméticas (Egito Antigo) até a atualidade.
Tendo em vista a ação ancestral do povo negro enquanto criador destas ferramentas, fazem-se necessárias a criação e a ampliação de políticas de acesso e de permanência para a população negra entre a formação superior/universitária, o mercado de trabalho e a institucionalidade.
Fontes de pesquisa: Notícia Preta, O Globo, Rio que Passou, Revista Galileu, Mundo Negro e Eurocid.
AGRADECIMENTO:
O Canal Preto agradece às convidadas e ao convidado a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo conteúdo publicado ao longo da semana.
Bárbara Oliveira - Arquiteta urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora universitária no curso de Arquitetura e Urbanismo da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) - Anhanguera (Salvador). Mestra em Arquitetura e Urbanismo (conservação e restauro) pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista CAPES pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF Itália, 2014/2015 - Università Degli Studi Roma Tre). Agilista pelo Lab Plural (K21). Atua como arquiteta na Construção Civil e dentro do campo do patrimônio cultural.
Lucas (Luke) Medeiros - Graduando de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador na área de arquitetura afro-brasileira, africana e afrofuturista. Integrante do bloco afro Pretinhosidade, pioneiro bloco afro da capital paranaense.
Daniele Ignácio - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Planejamento e Gestão de Obras Civis pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC).
#ParaTodoMundoVer: no vídeo, vemos as seguintes convidadas e o seguinte convidado, nesta ordem de aparecimento: Bárbara Oliveira, mulher negra de pele clara e cabelos cacheados longos, usa brincos de argolas pequenas e uma blusa branca de mangas curtas estampada com motivos gráficos em preto; Lucas (Luke) Medeiros, homem negro de pele clara e barba em toda a extensão do rosto, usa uma touca de cor amarela, uma camiseta branca e uma bag (bolsa) com a alça transpassada preta; e Daniele Ignácio, mulher negra de pele retinta e cabelos crespos curtos em penteado lateral, usa brincos de pingentes dourados e uma blusa de mangas longas na cor terracota.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
#ArquiteturasNegras #Arquitetura #Kemet #CanalPreto
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: