O Comportamento Monogâmico das Araras Canindé
Автор: CientifiCaliente
Загружено: 2021-07-07
Просмотров: 533
Описание:
As araras e o amor.
-Senti vontade de fazer esse vídeo a partir da minha recente viagem de férias para o Tocantins.
-A espécie mais frequente por lá são as araras Canindé. Elas são azuis com o papo amarelo. São famosas por conter as 4 cores da bandeira nacional do Brasil.
O que me fez trazer as araras para um canal de ciência do amor é uma curiosidade sobre a vida amorosa delas: as araras são monogâmicas.
Sim, espero que você tenha visto o vídeo sobre ratos monogâmicos ( • Você é mais infiel do que um rato! - Neuro... ). Mas esses ratos não são a única espécie. No Brasil, o melhor exemplo são as araras.
As araras escolhem outra arara como parceiro(a) amoroso e fica com a mesma arara até o fim da vida. E elas vivem bastante, cerca de 60 anos.
Não adianta forçar duas araras juntas para formar um casal. A arara é quem decide com quem vai “se casar”.
Frequentemente, as araras são encontradas quase sempre em pares nos céus do Tocantins, inclusive na capital Palmas. Claro que elas são encontradas em outras localidades do norte do país. Mas voam aos pares ou, às vezes, se vê uma reunião de mais de um casal.
Quando uma arara do casal morre, a outra acaba morrendo logo em seguida.
Araras vermelhas e azuis possuem o mesmo comportamento.
O casal que eu filmei sempre iam ao fervedouro Alecrim, em São Félix do Tocantins se alimentar. Tratava-se de um casal de irmãos. Entre as araras, um casal pode ser composto por irmãos.
Todas as fotos de filmagens apresentadas nesse vídeo são feitas por mim e são de araras na natureza.
As araras podem ser animais de estimação, desde que adquiridas em criadouros legalizados. O preço delas e a logística para manter (precisa de um cômodo da casa só para a arara) tornam proibitivo ter uma. Entretanto, elas podem desenvolver um afeto muito forte pelo dono.
Estudos Científicos:
Referências:
Ana Cláudia Locatelli¹, Suzana Costa Wrublack¹,
Leandro Francisco Basile¹, Alexandre Farias Nascimento²,
Gilcele de Campos Martin Berber², Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber³ (2013). Comportamento reprodutivo e materno de araras Canindé
(Ara ararauna) mantidas em cativeiro para conservação Comunicata Scientiae 4(4): 316-323, 2013.
Caparroz, R., Miyaki, C. Y., & Baker, A. J. (2011). Genetic evaluation of the mating system in the blue-and-yellow macaw (Ara ararauna, Aves, Psittacidae) by DNA fingerprinting. Genetics and molecular biology, 34(1), 161–164. https://doi.org/10.1590/S1415-4757201...
Nada achei sobre a presença de ocitocina/vasopressina em araras, conforme descrevi no vídeo dos ratos da pradaria/montanha (e eu procurei bem). Se a ciência brasileira já estudou isso, não há um corpo de estudos. Você está convidado a estudar a monogamia das araras.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: