Os estudos Queer entre os saberes insurgentes com Larissa Pelúcio e Richard Miskolci
Автор: Sesc São Paulo
Загружено: 2018-08-23
Просмотров: 5715
Описание:
Palestra com Larissa Pelúcio e Richard Miskolci durante o I Seminário Queer realizado em 2015, no Sesc Vila Mariana. Foram dois dias de debates sobre Cultura e Política; Educação, Saúde e Aprendizados; Gênero e Sexualidade e Contra-Hegemonias.
O eixo de discussão final tem como objetivo situar os estudos queer entre as vertentes críticas de pensamento que, após a década de 1960, se insurgiram contra a hegemonia disciplinar, assim como os diferentes feminismos e os estudos pós-coloniais e decoloniais.
O objetivo é trazer elementos para compreender o pensamento queer como um saber insurgente e contra-hegemônico a desenvolver ferramentas conceituais e políticas para a transformação social na esfera do desejo, do gênero e da sexualidade.
A Teoria Queer surge da confluência de vertentes radicais do feminismo e dos estudos gays e lésbicos, e propõe uma crítica à hegemonia heterossexual, interpretada como uma imposição cultural que permeia o discurso e a prática em diversos âmbitos da realidade social, cultural e política.
Essa temática foi apresentada por pesquisadores brasileiros e internacionais de destaque na discussão da Teoria Queer, com especial destaque para a filósofa Judith Butler, uma das principais referências sobre o tema no mundo.
De interesse para educadores, estudantes, pesquisadores interessados nas temáticas da sexualidade, do gênero e dos saberes insurgentes, as discussões do I Seminário Queer, realizado pelo Sesc em parceria com a Revista Cult, pretendem aguçar o olhar para as formas menos visíveis de normalização corporal e subjetiva vigentes na sociedade contemporânea.
Com Judith Butler, Marie-Helène Bourcier, Richard Miskolci, Carla Rodrigues, Karla Bessa, Leandro Colling, Guacira Lopes Louro, Jorge Leite Junior, Pedro Paulo Gomes Pereira, Berenice Bento, Marcia Tiburi e Larissa Pelúcio.
Larissa Pelúcio
É professora de Antropologia na UNESP (Bauru/Marília). Doutorou-se em Ciências Sociais pela UFSCar com uma pesquisa sobre a forma como travestis paulistas eram interpeladas pelo modelo preventivo de aids, depois, em pós-doutorado na UNICAMP, investigou a inserção delas no mercado transnacional do sexo e, mais recentemente, tem voltado sua produção para o queer decolonial e os usos contemporâneos das mídias digitais.
Richard Miskolci
É professor associado da UFSCar e pesquisador do CNPq. Doutor em Sociologia pela USP, com estágios sênior da Universidade de Michigan e da Califórnia, co-organizou o primeiro dossiê de estudos queer publicado no Brasil, além de ter publicado diversos artigos e livros nessa vertente de investigação. Coordena o Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade.
Anna Paula Vencato (mediadora)
É professora titular da Universidade Paulista (UNIP) e pesquisadora associada do Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade da UFSCAR. É doutora em Antropologia pela UFRJ.
• 01:35 Início da fala de Richard Miskolci
• 27:25 Início da fala de Larissa Pelúcio
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: