Diligência em BH - Depoimento de Gildásio Cosenza
Автор: Comissão Nacional da Verdade
Загружено: 2014-10-07
Просмотров: 1689
Описание:
No dia 30 de setembro de 2014, a Comissão Nacional da Verdade esteve em Belo Horizonte acompanhada de quatro ex-presos políticos, que reconheceram duas áreas distintas do 12º Regime de Infantaria de Belo Horizonte como sendo locais de torturas e prisões durante o regime militar.
Neste vídeo, Gildásio Cosenza identifica o 12º RI (hoje denominado 12º Batalhão de Infantaria) como o local onde esteve preso e foi seguidamente torturado. Ele foi preso em 17/06/1969, e ficou preso, a princípio, no batalhão-escola da Polícia Militar, sendo posteriormente levado ao Colégio Militar (onde as torturas começaram), e finalmente de lá foi levado ao 12º RI pelo capitão Gomes Carneiro, pelo tenente Marcelo e o sargento Leo, ainda em junho de 1969. Lá foi interrogado e torturado. Gildásio participava da Ação Popular e, à época, buscava reorganizar a União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Segundo a CEV/MG, mais de 40 pessoas teriam sido torturadas no 12º RI, em Belo Horizonte, durante a ditadura. A CNV estima que 24 pessoas foram mortas ou desapareceram em Minas Gerais durante o período militar.
Data: 30/09/2014
--
Edição: Lígia Benevides (CNV)
Vinheta: Thiago Dutra Vilela (CNV)
Trilha Sonora da Vinheta: Gustavo Lyra (http://abre.ai/dayone)
Arte do canal: Paula Macedo e Isabela Miranda (CNV)
Captação de imagens e áudio: Lígia Benevides (CNV)
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: