ASCC Caparica Power 2024 - SPECIAL EVENT
Автор: ASCC.CAPARICA ASCC
Загружено: 2024-12-29
Просмотров: 168
Описание:
Alan Saulo e Lua Escudeiro venceram este domingo o Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2024 sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill que se realizou na praia do Marcelino, Costa de Caparica.
Para o dia decisivo de coroação dos campeões desta prova organizada pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) o mar apresentou-se com boas ondas de 1,5m com vento offshore. Durante o fim-de-semana, este evento especial deu oportunidade ao Top 24 Open masculino, Top 10 Feminino, Top 3 de Sub-21 e Top 3 de Sub-16 do circuito bem como aos wildcards (dois masculinos e dois femininos) de lutarem pelos títulos de ambas as categorias e ganharem bons prémios.
A final masculina foi disputada entre o vencedor da 3ª e última etapa do circuito deste ano, Alan Saulo, e o campeão do circuito e Special Event de 2023, Martim Paulino. O primeiro assumiu desde cedo a liderança do heat e, ao escolher as melhores ondas da final, aplicou o seu surf de rail vertical para se sagrar campeão com o score de 11.90 pontos. Efetuou a melhor onda da bateria, com 6.33 pontos, onde desferiu três manobras críticas de backside. Paulino, que vinha a surfar de forma sólida tendo efetuado o melhor score do campeonato com 13.90 pontos nas meias-finais, não conseguiu estar em ritmo com o mar e cometeu vários erros que o impediram de conquistar o segundo título consecutivo do Special Event terminando como vice-campeão com 7.20 pontos.
“É muito gratificante estar aqui e ver o empenho de toda a galera e a motivação de várias gerações diferentes que se defrontam neste evento”, afirmou campeão. “Fiz a final contra o Martim que é um grande surfista aqui da Costa e um expoente do surf português por quem tenho muita admiração. Quando vi a maré encher apercebi-me que o pico principal da direita estava mais demorado. Comecei a ver mais oportunidades de direitas e esquerdas no meio da praia. Já na meia-final contra o Namor Cayres, que é um grande amigo, tinha optado por essa estratégia e, apesar de ver o Martim na sua meia-final a apanhar duas boas direitas, mantive-me fiel a esta estratégica na final, acreditei e deu certo. Este foi um dia especial para mim”, finalizou.
Tiago Guerra e o campeão do circuito deste ano, Namor Cayres, alcançaram as meias-finais tendo sido derrotados por Paulino e Saulo, respetivamente. O critério de desempate para a atribuição do 3º e 4º lugar foi a melhor pontuação sendo que Guerra terminou em 3º e Cayres em 4º.
No Feminino, a wildcard, Lua Escudeiro, superiorizou-se à surfista local, Sofia Matos. Ambas sentiram dificuldades em encontrar boas ondas numa altura em que a maré mais cheia não ofereceu as melhores oportunidades. A atleta algarvia foi construindo o seu score conquistando o título de campeã com 8.36 pontos contra 7.90 pontos de Sofia, colocando a cereja no topo do bolo depois de ter feito nos quartos-de-final uma nota excelente de 8.17 e o score de 14.00 pontos, os melhores da prova feminina.
Maria Dias (3º lugar) e Mafalda Lopes (4º lugar) chegaram às meias-finais tendo sido eliminadas por Lua Escudeiro e Sofia Matos, respetivamente.
“Estavam altas ondas e os primeiros três heats foram os melhores em que consegui fazer boas notas e scores”, explicou a vencedora. “Na final, com a maré mais cheia, o mar estava mais lento mas, felizmente, consegui alcançar a vitória. Não tive oportunidade de vir às últimas etapas do circuito e fiquei super feliz por receber o wildcard. Gosto muito de vir à Costa porque tem altas ondas e de competir nos campeonatos da ASCC. Este foi o último campeonato do ano e agora é preparar 2025 onde vou competir em diversos eventos a nível nacional e internacional”, rematou.
No sábado, o wildcard, Halley Batista, venceu a Expression Session ao concretizar um aéreo reverse 360º.
Está assim finalizada a 3ª edição do Special Event do Circuito ASCC Caparica Power 2024sponsored by Almada Forum presented by Billabong powered by Native Açaí e Go Chill tendo sido este o último evento do ano competitivo e a ASCC irá regressar em 2025 com mais eventos e muitas novidades. “Tivemos condições clássicas na Costa de Caparica provando, uma vez mais, que somos o spot de surf mais consistente da zona da Grande Lisboa”, salientou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Assistimos a um alto nível de surf em que até alguns wildcards, apesar da maior experiência, acabaram por ficar pelo caminho. Este é o percurso que o surf português tem de seguir que é inovar e criar condições para os atletas da nova geração evoluírem e profissionalizarem-se dando-lhes oportunidade de competirem com surfistas que têm maior experiência competitiva. Temos de agradecer aos nossos patrocinadores porque, sem eles, nada disto era possível. Está assim encerrada a época desportiva, mas logo no início do próximo ano, vamos para a Austrália representar, pela primeira vez, a Costa de Caparica, Portugal e a Europa no campeonato mundial de clubes na Austrália.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: