A saga de migrante que se arriscou no Canal da Mancha em pedalinho
Автор: BBC News Brasil
Загружено: 2021-12-03
Просмотров: 11426
Описание:
Todos os dias, dezenas ou centenas de migrantes tentam atravessar o Canal da Mancha, que separa o norte da França da ilha da Grã-Bretanha.
O objetivo dessas pessoas é chegar ao Reino Unido em busca de uma melhor condição de vida.
Mas a travessia é considerada perigosa por suas tempestades, correntes fortes e pelas frequentes neblinas – que reduzem a visibilidade. Muitos morrem durante a jornada.
São pessoas que deixaram seus países de origem, a maioria no Oriente Médio e na África, fugindo de perseguições, conflitos civis e guerras. Muitos não veem outra opção a não ser tentar a sorte na Europa, onde acreditam que terão mais oportunidades.
Esse é o caso de Sultan. Ele e um grupo de sudaneses foram alguns dos milhares de migrantes que chegaram ao norte da França para tentar a travessia.
Os jornalistas Julien Goudichaud e Daisy Walsh, da BBC, acompanharam o jovem durante um ano, entre tentativas fracassadas (e uma bem-sucedida) de chegar ao território inglês.
Sultan entendia os riscos da jornada e sabia que poderia morrer. Sua primeira tentativa de chegar à Inglaterra não deu certo. Ele e outros homens haviam roubado um pedalinho e se lançaram ao mar, que não oferecia boas condições.
O grupo passou oito horas à deriva antes de ser avistado pela guarda costeira francesa, que tentou resgatá-lo. Mas os jovens recusaram. "Depois de um tempo, o barco encheu de água de um lado e virou", lembra Sultan.
De volta ao território francês, sem seus companheiros e sem ter onde morar, o jovem permanecia determinado e cruzar o canal.
Mas ele diz preferir morrer a não tentar a travessia.
Confira no vídeo.
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese
#BBCNewsBrasil #Migração #CanalDaMancha
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: