Seminário de Santa Teresinha, a ruína que poderia ser evitada - Portugal
Автор: Lugares Encantados em Portugal
Загружено: 2025-09-12
Просмотров: 1014
Описание:
Fundado em 1928 o Seminário de Santa Teresinha foi completamente destruído por um incêndio que deflagrou aqui na noite de 25 para 26 de julho de 2020, este colégio teológico, outrora já foi um edifício de grande destaque, situando-se na aldeia de Burgo, Freguesia de Pombeiro, concelho de Felgueiras, do distrito do Porto.
A história que deu origem a este seminário de Santa Teresinha começo em Jugueiros, Concelho de Felgueiras, no lugar do Assento, onde tinha sido alugada uma casa e onde funcionou durante um ano a primeira Escola Apostólica dos Padres da Missão; estávamos então no ano de 1927. Jugueiros é Junta de Freguesia e Paróquia. O Assento é um lugar desta Paróquia, onde uma Capela do Século XVII (?) mostra a influência de pessoas senhoriais e a presença de pessoas crentes. O que caracterizava uma Escola Apostólica, na organização da formação vicentina, era uma escola de meninos que iniciavam em comunidade a formação para o sacerdócio, num nível a que hoje chamamos 2º ciclo do Ensino Básico. No fim da Escola Primária que incluía os quatro primeiros anos de formação básica, os meninos que sentiam vontade de ser padres vinham para o Seminário menor. Os apostólicos Iniciavam os estudos correspondentes do 1º ao 5º anos da Escola Secundária. É o que hoje designamos de quinto ao nono anos do 2º Ciclo do Ensino Básico.
A Escola Apostólica, em Jugueiros, durou apenas um ano. O local do Assento foi uma escolha provisória. Desta forma a Escola Apostólica de Jugueiros transitou em 1928 com o inicio das obras para o Seminário de Santa Teresinha, Jugueiros ficou para trás como passagem histórica. A casa ainda, hoje, lá se encontra. Continua majestosa apesar dos sinais de degradação.
O Seminário de Santa Teresinha começou a ser construído em janeiro de 1928, resultado da vontade de dois padres; Sebastião Mendes e Francisco de Sousa, que, após a espoliação de todos os bens da congregação após a República, achavam que não era justo deixar morrer a obra e 18 anos depois começaram por criar o colégio da (Província Portuguesa da Congregação da Missão), com a construção deste edifício, sendo usado para formar padres vicentinos que se manteve em funcionamento durante os anos de 1928 a 1967.
A formação dos futuros Padres Vicentinos, no século XX, organizou-se no Norte, na Zona de Felgueiras. O Norte tinha uma grande tradição Vicentina, ligada ao Monte de Santa Quitéria, ao Colégio, então transformado em Hotel e a uma grande ação missionária nas redondezas.
O antigo Seminário de Santa Teresinha, pertenceu à então Província Portuguesa da Congregação da Missão até ser vendido em 1988, passando depois por vários proprietários. Anteriormente antes desse ano em 1967, após o término de sua função como colégio, o prédio foi usado como uma casa de repouso, uma transformação lógica considerando o número de quartos localizados ao longo de grandes corredores. Em 1984, a casa de repouso fechou e o prédio caiu em mãos privadas no ano de 1988. A estrutura deveria ser reformada e transformada em um hotel, mas os planos se atolaram em burocracia e nunca se concretizaram, segundo algumas informações obtidas, nessa altura foi requerido à C.M. de Felgueiras um processo que estava pendente para fazer avançar o projeto, mas que levou mais de dez anos de apreciações, acabando por ficar o edifício devoluto e desta forma ditando o seu derradeiro final, através das chamas do incêndio que aqui deflagrou em 2020, uma triste e revoltante forma, de como a burocracia consegue entravar qualquer esperança de progresso neste país.
Adjacente ao colégio, encontra-se a capela neomanuelina, o neomanuelino é um estilo de arquitetura revivalista que evoluiu da arquitetura Manuelina do século XVI, do gótico tardio português, onde parte de seu teto já ruiu, mas os belos arcos neogóticos ainda são claramente visíveis. Em frente ao altar-mor, encontra-se um coro elevado, com a balaustrada ainda no lugar. A maioria dos vitrais foi danificada ou completamente destruída, mas ainda existem alguns intactos perto do altar. O pau-brasil, ou pau-brasilia, foi utilizado na construção do altar-mor, dos dois altares laterais e dos bancos, todos ainda presentes na capela. A tonalidade vermelha brilhante característica dessa madeira nobre ainda é evidente, mas a chuva que escorre do teto está acelerando o processo de deterioração, caso não se tome as devidas medidas, de se salvar o pouco que resta.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: