Como Fazer uma Fonte Ajustável (ATX) com Voltímetro e Amperímetro - Parte 03 FINAL - DETALHADO!!!
Автор: Telredes Cursos
Загружено: 2020-07-21
Просмотров: 27886
Описание:
Curso de Eletrônica com Foco na Reparação de Placas:
https://telredes.com.br/curso-de-elet...
Um dos equipamentos importantes para todo técnico eletrônico, seja ele estudante, hobbysta ou profissional é a fonte de bancada. Com ela é possível montar e testar diversos circuitos, além de facilitar na reparação de placas. Isso é possível, pois um dos problemas mais comuns é curto em linhas de alimentação, algumas placas possuem várias fontes internas, como 1,2 V, 3,3 V, 5 V, 24 V, entre outras, se alguma dessas fontes apresentar algum curto na saída, fica difícil localizar o componente causador, pois há inúmeros componentes ligados a mesma linha de alimentação. Ajustando uma tensão baixa e controlando a corrente é possível descobrir o componente danificado através de toque, sentido aquele que esta aquecendo além do normal ou através de algum aparelho termômetro.
Neste trabalho apresentamos como montar uma fonte de bancada ajustável, utilizando-se de uma fonte ATX de computador. Uma das grandes vantagens em utilizar este tipo de fonte é que são muito acessíveis no mercado, de baixo custo e alta tecnologia envolvida.
É difícil alterar estas fontes, pois as mesmas possuem inúmeras proteções contra sobretensões – OVP, sobrecargas – OCP e ajustam a tensão de saída, mantendo estabilizada mesmo com grandes variações de corrente. Estudar o datasheet do CI controlador PWM (Pulse Wide Modulation) e levantar o esquema de controle é essencial para realizar estas alterações no funcionamento original, bem como, resolver possíveis bloqueios da fonte.
A fonte que vamos alterar é uma WiseCase, modelo PSTN-450Q ATX, que utiliza o CI PWM TL494, um dos mais antigos e principais controladores fontes chaveadas usadas no mundo.
Nossos Cursos:
Curso de Eletrônica com Foco na Reparação de Placas:
https://telredes.com.br/curso-de-elet...
Curso de Eletricista Residencial e Predial:
https://telredes.com.br/curso-de-elet...
Curso de Comandos Elétricos:
https://telredes.com.br/curso-de-coma...
Depois foi organizar tudo, ligar os bornes de saída com muito cuidado, instalar o potenciômetro no painel e também o voltímetro e amperímetro. Aqui cabe uma observação importante, o cabo mais grosso do voltímetro e amperímetro deve ser ligado aos cabos pretos (GNDs) e o vermelho no borne preto de saída da fonte. Não pode inverter isso! São mais três cabos do aparelho, sendo o amarelo ligado a saída da tensão ajustável (cabos amarelos da fonte), o preto ligado ao GND e o vermelho liguei juntamente na saída do regulador LM7812. Nesta mesma ligação, alimentamos o LED indicador de fonte ligada, que é controlado por um resistor de 560 OHM x 1,4 W.
No mais é seguir os vídeos e imagens do nosso trabalho.
Boa sorte!
Telredes Cursos
"Conhecimento para uma vida melhor"
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: