Traumas, Emoções e Compulsões: as origens traumáticas das compulsões e dos vícios
Автор: Alan Mocellim
Загружено: 2023-02-05
Просмотров: 1935
Описание:
Qual a origem das compulsões e vícios? Como as compulsões se relacionam com as emoções? Nesse vídeo pretendo discutir como compulsões podem ser resultado de emoções suprimidas e/ou desreguladas, e que, por sua vez, estas podem ser consequências de traumas não processados. Por exemplo, a compulsão alimentar geralmente se relaciona a evitação experiencial, a fuga de pensar e sentir; a compulsão por compras tem profunda relação com a ansiedade; os vícios como drogas e álcool funcionam tanto como reguladores como também como desreguladores das emoções. Em todos esses casos temos elementos comuns, todos eles envolvem formas de lidar com emoções suprimidas ou desreguladas; mas pouco se fala dos contextos que produziram essas dificuldades emocionais que, agora, levam a compulsões. É bastante provável que, num retorno à memórias passadas, percebamos que esses modos compulsivos de lidar com as emoções tenham sido desenvolvidos como respostas a contextos traumáticos.
Em síntese, as compulsões permanecem como uma forma disfuncional de lidar com os traumas que não foram compreendidos e superados, como modos descontextualizados de regular as emoções, que podem ter sido úteis no passado mas são problemáticos no presente. Por isso que são comuns sentimentos como culpa, remorso, vergonha e arrependimento após um desses eventos compulsivos. Sabe-se que há algo errado, mas não sabe-se porquê e nem como parar, justamente porque se foca apenas no problema e não no que foi gerador desse problema. As compulsões funcionam, assim, como modos de regular emoções desreguladas, de evitar emoções reprimidas ou de vivenciar emoções extremas, e todos esses modos são formas de evitar confrontar o real problema da origem de todas essas dificuldades emocionais em eventos passados.
Uma parte significativa das pessoas que sofrem de compulsões não entendem suas causas e seus porquês. Em muitos casos a relação das compulsões com emoções e traumas permanece impensada e inconsciente, e é justamente nesses casos que a educação emocional é necessária. Quanto mais reprimidas ou desreguladas as emoções, maiores os riscos de compulsões, e maior a dificuldade de conseguir lidar com suas causas. Atuar apenas no tratamento da compulsão sem aderir a busca de compreensão das emoções e de traumas costuma funcionar apenas num curto prazo; no longo prazo os sintomas tendem a voltar caso as emoções não sejam devidamente enfrentadas e compreendidas, e caso os contextos traumáticos que podem ter sido causa dessas emoções não seja superado. Sem enfrentamento das causas é impossível uma melhora definitiva.
__________________________
Alan Delazeri Mocellim é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do departamento de Sociologia e da pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona, pesquisa e orienta nas áreas de Sociologia das Emoções, Sociologia do Conhecimento e Psicologia Social. Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/0264933519544511
O objetivo do canal é discutir em perspectiva interdisciplinar, sociológica e psicológica, relacionamentos conflituosos e abuso emocional, nas relações familiares e amorosas, refletindo sobre suas causas e suas consequências. Serão discutidos temas como relacionamentos abusivos, traumas de origem familiar, comportamento controlador, comportamento passivo-agressivo, egoísmo e manipulação, agressividade e autocontrole, aprendizagem social das emoções, regulação emocional, estresse pós-traumático, borderline e narcisismo, codependência e contradependência.
Os vídeos aqui apresentados são resultado do projeto de extensão "Violência Psicológica e Abuso Emocional" desenvolvido por Alan Delazeri Mocellim na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Qualquer uso de material aqui apresentado deve, portanto, referenciar o autor (MOCELLIM, Alan) e o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: