Vozes Guardiãs: Dona Mundinha | Itamarandiba (MG)
Автор: Vokuim
Загружено: 2025-12-04
Просмотров: 230
Описание:
O último episódio da websérie "Vozes Guardiãs: Prêmio do Cocar" é emocionante e promete tocar todos os corações. Hoje vamos conhecer a história da Mestra Dona Mundinha (em memória), ela que viveu em Itamarandiba (MG) e é uma mestra premiada por sua atuação na cultura popular. Seu episódio na série se torna, assim, um registro de sua voz, de seus gestos e de sua sabedoria.
Mestra Mundinha é apresentada com o transbordamento de olhares sobre sua obra. Olhares que se cruzam com a gentileza com a qual ela mesma apresentou sua criação. As imagens permitem acessar parte do que é apresentado pelos diferentes entrevistados que contam suas experiências com a mestra e o quanto foram impactados pela criação dela. Somos convidados a entrar no mundo de Dona Mundinha, contemplar as pinturas que formam uma grande colcha de retalhos a recobrir sua morada.
A casa é o cenário de maior parte do filme que tem seus aspectos evidenciados pelas entrevistas. Dona Mundinha está presente. Ela passeia, assinala obras, chama a atenção para a história que cada detalhe registra. A narrativa, assim, apresenta a mestra na interface de diálogo com o setor cultural da cidade e da região. Também apresenta seu reconhecimento como mestra e os desafios de torná-la conhecida e preservar seu legado, após sua partida.
Não havia fronteira entre o corpo da artista e a materialidade de suas criações. Tudo pulsa na mesma vibração de vida. Ao ver toda a casa revestida da pessoalidade criativa de Dona Mundinha vemos como a potência criativa dessa mulher transbordava. A criação dos dez filhos e a vida difícil não foram impedimento para que ela transformasse sua casa em um casulo de criatividade intensa.
Assim, se ligava ao mundo animal, vegetal e mineral pela expressão da vida que transbordava ao seu redor em forma de pássaros, mamíferos e répteis, bem como plantas e hortaliças. Tudo isso ganhava forma pelo uso de material mineral e outros elementos que ela transformou em matéria prima, ao criar sua própria “argila” síntese de abundância e carência.
A cineasta Jenny Cardoso, da Carambola Filmes, narra como o contato com Dona Mundinha era inspirador. Uma mulher potente que sabia de seu papel como mestre e gostaria de compartilhar sua arte com o mundo. Ela gostaria de compartilhar seu mundo particular, tão exuberante com o mundo e isso apressou o reconhecimento público, por meio do título de Mestra Artesã que chegou já no fim de sua vida. As imagens capturadas pela Carambola Filmes mostram o entrelaçamento entre o real e o imaginário, mostrando a artista em seu território, guiando o olhar dos visitantes, apresentando suas obras e as histórias que nelas se escondem.
Para seu filho, Juraci Martins, Dona Mundinha era privilegiada desde o nascimento com este dom único. Inteligente para aprender a ler sozinha, ela era dotada de sabedoria para guiar os filhos, cuidar do futuro e promover sua arte fora da cidade, garantindo a sobrevivência. Com o filme conhecemos como Dona Mundinha criou e adaptou técnicas para elaborar sua obra, um legado que deve se transformar em patrimônio da cidade por apresentar uma forma única de existir, de capturar o sonho e a beleza do cotidiano simples em formas vivazes.
O testemunho de Frances Kelly, agente cultural de Itamarandiba, revela um aspecto doloroso da trajetória da Mestra: o contraste entre o reconhecimento externo e o desejo de ser valorizada em sua própria terra.
Para Lori Fiqueiró, “Dona Mundinha era a Frida Kahlo do Vale do Jequitinhonha”, pois sua arte apresenta a potência interior de uma mulher marcada por muitas dores e pela grande vitória de deixar um legado inspirador.
FICHA TÉCNICA:
Coordenação Geral – Alba Dutra
Assistente de Coordenação – Lume Dutra
Coordenação de Produção - Luciene Nogueira
Coordenação Administrativa e Financeira – Franklim Drumond
Assistente Administrativo – Zomilda Gomes
Coordenação de Comunicação – Mayra Carvalho
Assessoria Contábil – Lucas Cascalho
Assessoria Jurídica – Bianca Monteiro
Designer Gráfico – Mayra Carvalho
Consultora do TransfereGov– Eterna Abreu
Diretor de Audiovisual – Rangel Moreira
Assistente de Edição e Comunicação – Wendio Cardoso
Pareceristas:
Cláudia Houara
Franklim Drumond
Gean Ramos Pankararu
Geovana Jardim
Luciene Nogueira
Marise Barbosa
Rosália Diogo
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: