“PSICO” DE PSICOMOTRICIDADE: A FORMA COMO NOS MOVEMOS COMO FUNÇÃO MENTAL. – sacoplimca pj Ep. 13
Автор: Breno Sanvicente-Vieira
Загружено: 2021-05-25
Просмотров: 2480
Описание:
Psicomotricidade é o domínio da expressão motora da atividade psicológica, envolvendo seu controle, coordenação e voluntariedade. O processo envolve a produção de um estímulo neuronal que, de forma eferente, é enviado até um órgão que o recebe e, então, emite o comportamento com a qualidade disponível.
As alterações envolvem também a produção, precisão no envio e recebimento de estímulos e ainda a qualidade de realização. Da produção, uma que merece destaque é a inquietação, ou acatisia. É a sensação de não conseguir ficar parado. Não necessita ter uma direcionalidade. É expresso por ficar se remexendo, batucando e dificuldade de permanecer imóvel. Outra alteração desta fase é o tique motor, um comportamento rápido, curto e repetitivo.
Passando para as alterações na precisão do envio/recebimento de estímulos, destaca-se a ataxia, que é uma perda do controle do tônus muscular. Falta de controle para abrir a boca é outra alteração deste tipo, conhecida como trismo. Também da boca, o bruxismo é o famoso “ranger os dentes”. Outras alterações de imprecisão envolvem os espasmos, as câimbras, a incoordenação, os tremores e as diferentes alterações da marcha. Finalmente, a apraxia, que é a dificuldade de realizar ações, mesmo que existam recursos e vontade para fazer.
No campo da qualidade, a bradicinesia é a redução da velocidade dos movimentos, enquanto a agitação está no outro extremo. Contudo, a agitação ainda não envolve perda de direcionamento, o que observamos na agitação psicomotora, que há falta de direcionalidade, excesso de energia e velocidade. Outra alteração por excesso, mas em um foco específico é a hiperventilação.
A psicomotricidade é uma função que está alterada em muitos transtornos, mas nem sempre de forma central. Neste sentido, o transtorno de tique motor é o mais emblemático, junto com o Transtorno de Tourrete. Mas alterações da psicomotricidade estão. também presentes em vários outros transtornos, como as intoxicações e até mesmo no transtorno bipolar e no depressivo maior, mas nestes, não é obrigatório e nem central.
Poxa, quem diria que os nossos movimentos podiam ser tão importantes, não é? Para ver detalhes, play no nosso episódio 13!
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: