Apresentação do coral Mbyá guarani Regente Cacique Floriano Romeu
Автор: Paulo Joel Bender Leal
Загружено: 2012-09-21
Просмотров: 27440
Описание:
O Mbyá-guarani (Mbyá, que significa aquele que tem bom coração) ainda mora nas Missões. Conheço-os há mais de vinte anos e nunca, em todo esse tempo, presenciei qualquer ato de violência física ou verbal entre eles.
Esse é o povo que Voltaire anunciou, na Europa, no Sec. XVI, viverem na terra tal qual Deus teria anunciado o paraíso.
Tenho muita curiosidade em saber o porquê de nunca mais esse assunto ter sido tratado por aqui ou em qualquer outro lugar. A impressão que fica, depois desse tempo todo de convivência, é de que essa cultura, por estar fundamentada em uma espiritualidade desenvolvida por meio do afeto (o Mbyá não engatinha e somente sai do colo quando consegue andar no mundo pelas próprias pernas), solapava completamente a cultura da palavra.
Isso, sem falar na frustração de, em mais de trezentos anos, não ter havido a conversão um único indivíduo dessa comunidade ao sistema que propõe desenvolver a espiritualidade humana falando-se com o vento.
O dia em que o preconceito for afastado a ponto de nos permitir reconhecer a riqueza cultural desse povo, faremos uma revolução na sociedade humana ao eliminar completamente os fundamentos causadores da violência.
Apresentação do Coral Mbyá-guarani da Aldeia Tekoá Koenju, em março de 2004, por ocasião do aniversário do Município de Santo Ângelo - evento promovido pela Associação de Amigos da Praça Pinheiro Machado. (no violão Verá Shondaro Cacique Floriano e no Violino Cristino.
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: