MOTOR ROTATIVO WANKEL, História e os Veículos
Автор: большой руль
Загружено: 2019-08-17
Просмотров: 74633
Описание:
O Wankel, é um motor Rotativo de combustão interna, porém com arquitetura totalmente diferente dos demais motores tradicionais, não possui as câmaras cilíndricas, pistões e bielas, equipou vários veículos principalmente Mazdas, más também esteve presente em outras marcas de carros, em motocicletas, microonibus, na aviação e outros tipos de veículos.
Ofertas:
Treinamento de Injeção Eletrônica Diesel: https://go.hotmart.com/X14534320O
Curso de Ar condicionado para carros, caminhões e maquinas pesadas, completo e on-line: https://hotm.art/TaAz5G
Curso de MECANICO: https://go.hotmart.com/D14518405D
Em 1924, o alemão Felix Wankel, concebeu o projeto de motor rotativo, formado por uma ou mais câmaras com formato ovalado, com um rotor de formato trilobular, (triangulo de reuleaux), que gira excentricamente em relação ao eixo principal, executando assim todas as etapas de admissão, compressão, ignição e exaustação, funcionado ainda como vedação entre as etapas e como válvula de admissão e exaustão, por isso não necessita das respectivas válvulas e comandos, fazendo com que o motor tenha quantidade reduzida de peças, menor volume e funcionamento mais suave, devido ao movimento rotativo constante, e não alternando o sentido de deslocamento como os cilindros dos motores convencionais. Enquanto o rotor se desloca, ocorrem juntas três fases do motor 4 tempos, uma em cada face.
No início da década de 60, várias marcas assinam contratos de licença, entre elas a marca japonesa originária da MAZDA (Toyo-Kogyo Co.), e também (Curtiss-Wright (motores de aviação), Mercedes-Benz (motores diesel), Krupp, MAN, Rolls-Royce, General Motors e Ford)
A antiga NSU ficou conhecida por ter sido a primeira a licenciar o uso desses motores, o primeiro carro foi o NSU Spider, construído entre 1964 e 1967.
O primeiro da Mazda foi o Cosmo Sport 110S em 1967, após esta experiência, a corporação ficou mais confiante e lançou sucessivos modelos da série RX, sendo o mais famoso deles o RX-7, produzido de 1978 a 2002. Em 1991, o protótipo de corrida 787B, venceu a prova francesa 24 Horas de Le Mans.
As marcas General Motors, Citroen, Mercedes, Nissan e Lada também apresentaram automóveis com motor rotativo Wankel, além das motocicletas Suzuki RE5, Hercules, OCR1000, Van Veen, Yamaha RZ201, Norton, RCW588. Também teve aplicações aeronáutica, karts, jet-skis, snowmobiles, e até cortador de grama.
Também teve projeto de Wankel a Diesel, da Rolls Royce, porém não foi colocado em produção.
O motor Wankel tem por principais qualidades a suavidade de funcionamento, menos volume, quantidade de peças e mais simplicidade, além de capacidade para atingir altas potências, porém, teve problemas em atingir consumo e emissão de poluentes baixos, além apresentar desgaste mais rápido que o normal.
Em 2003 a Mazda lançou o RX-8, com 236 cavalos de potência, em 2012 foi o último suspiro do modelo no mercado americano. O motor ainda é muito utilizado por fâs em superesportivos, sempre se especulou a volta desse motor em veículos comerciais, até mesmo em versão a hidrogênio em um suposto RX9, assim como uso aeronáutico ou motor auxiliar em veículos elétricos.
Veja Também:
14 tipos de motores: • 14 Tipos de Motores de Combustão Interna
Como Funcionam os motores, otto, diesel, 2 e 4 tempos
Caminhões com motor 2 tempos: • Os Caminhões com Motor 2 tempos – Detroit ...
CONTATO: [email protected]
FACEBOOK: / qravolantao
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: