Pitum Haketoret (Oferenda de Incenso)
Автор: CASA DA CABALA
Загружено: 2023-10-15
Просмотров: 17107
Описание:
O Ketôret era uma oferenda de incenso composta por onze especiarias moídas, que era queimada diariamente no Templo Sagrado de Jerusalém uma vez pela manhã e outra vez à tarde.
O Ketôret é mais apreciado por Deus que todas as outras oferendas. Isto porque ele não vem expiar nenhuma transgressão ou falta, como as outras oferendas. Ele era trazido para aumentar a “satisfação” Divina, pois é como se alegrasse o coração do Eterno, retirando a cólera e os maus veredictos do mundo, conforme está escrito: “Óleo e incenso alegrarão ocoração” (Midrash Tanchuma, Parashat Tetsavê, 15; BereshitRabá 18:8 e Zôhar Vayicrá 11a). As palavras da Guemará (Yomá 44a) sobre o fato de o Ketoret expiar a maledicência são comentadas no livro Mizahav Umipaz, do mesmo autor, que trata extensivamente dos assuntos abordados aqui (apartir daqui, chamado simplesmente de “Livro”). O Ketôret é ainda mais querido porque nenhuma parte dele está relacionada à “Sitrá Achará” (o “Outro Lado”), que foge dele por este ser integralmente dedicado a Deus (Zôhar Chadash sobre Shir Hashirim, 68a).
Uma vez que o Ketôret vem alegrar o Eterno, esta oferenda liga o Povo de Israel a Ele. Por isso, a palavra hebraica para incenso é “ketôret”, que significa “ligação” em aramaico (Zôhar Vayikrá 14a) que tem a ver com o mundo de Atzilut, que também implica em ligação e união.
O Rabino Shimon bar Yochai zt”l, autor do Zôhar Hacadosh, obra fundamental da sabedoria da Kabbalah, acessível somente aos mais eruditos, descreve a importância e o poder do Ketôret. Em Parashat Vayerá consta:
“Disse Rabi Pinechás: 'Certa vez, estava andando no caminho quando encontrei o Profeta Eliyáhu, de abençoada lembrança. Pedi a ele: Por favor, meu senhor, ensine-me algo que seja bom e útil a todos. Então ele disse a mim: Quando, Deus não permita, existe um mau decreto e todos os anjos vêm argumentar contra o indivíduo, se as pessoas lerem a ordem das oferendas registradas na Torá com intenção e compreensão, todos advogarão em seu favor perante Deus. Ainda por cima, quando existir alguma epidemia, Deus nos livre e guarde, há um pacto e uma proclamação Celestial que diz: Se os membros de Israel se congregarem nas sinagogas e casas de estudo da Torá e lerem com intenção e vontade a ordem da oferenda do Ketôret, o decreto da epidemia será anulado.'”
Ainda no Zôhar Chadash sobre Shir Hashirim consta: “Isto é um decreto perante Deus: Todo aquele que lê com atenção todo dia a ordem da oferenda do Ketôret será salvo de todo mal, de pensamentos ruins, de ajuizamentos desfavoráveis ou de morte; e não será atingido por nenhum agente ruim naquele dia, sendo imprescindível colocar especial intenção.”
Prossegue Rabi Shimon: “Se as pessoas soubessem quão importante é a ordem do Ketôret perante Deus, fariam de cada palavra do texto uma coroa de ouro e a colocariam sobre suas cabeças. E quem se esforça em compreender e colocar intenção nessa oferenda todo dia, terá sua recompensa nesse mundo e no Mundo Vindouro, afastará sentença de morte de si e de todo o mundo, será salvo de todo tipo de julgamentos e agentes ruins, do veredicto do Guehinam e do jugo de outros povos”.
Essas referências deixam claro o significado da grande oportunidade que nossos sábios de abençoada memória deram a cada um de nós, de recitar a leitura do Ketôret diariamente, no início da reza de Shacharit, ao finalizá-la e ainda no início da reza de Minchá, revertendo assim todos os benefícios e enormes vantagens para todos os integrantes de nossas famílias e para todo o mundo. Força Israel!
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: