LINHAS DE TRABALHO: FAMÍLIA DE LÉGUA (ENCANTERIA DO NORDESTE)
Автор: Tenda de Santa Luzia
Загружено: 2020-04-25
Просмотров: 39177
Описание:
• A Família de Légua abarca uma legião de entidades espirituais encantadas ou seja que não passaram pela morte, louvadas em Ritos de terecô maranhenses agregando-se a umbanda nas Tendas de Teresina, trazendo uma mensagem de luz, acolhida e muita alegria. É uma corrente intimamente ligada aos boiadeiros pois tinham em sua lida o labor e labuta com gado e a agricultura.O que os diferenciam é que essas criaturas só lidavam com suas cabeças de gado própria, e com sua agricultura propria; diferente dos boiadeiros que muito embora alguns tivessem seu próprio gado na maioria das vezes cuidavam do gado e da fazenda do Patrão.
• Os espiritos desta falange relacionam-se entre si pelo parentesco com Légua Boji Buá, considerado o patriarca da família. Desempenham uma função basilar no terecô, culto sincrético desenvolvido nos arredores da cidade de Codó, no estado do Maranhão, sendo também cultuados no tambor de mina, embora menos frequentemente desde o início do século XIX. Acredita-se que essas entidades conheceram alguns pretos velhos que lhes ensinaram a cultuar alguns orixás quando ainda eram encarnados. Passaram a partir de então, louvar Exu e Iansã todos os dias para que eles os protegesse de perseguidores que na época abominavam esse tipo de louvação que não era necessariamente bem vista por muitos.
• Alguns autores como Carlos Barros em sua tese de doutorado de título Cidade Relicário aponta que Codó cidade do estado do Maranhão é conhecida como a cidade berço do terecô também chamado de tambor da Mata, Encantaria de Barba Soeira, e verequete religião afro-brasileira de provável matriz banto, com elementos jeje e nagô. O terecô é uma religião de possessão, onde são incorporados, especialmente porém não exclusivamente, encantados da Mata – ou seja, entidades residentes, em tempos idos, nas matas da região.
• É comum ouvir que eles vieram da África enquanto humanos e depois de chegarem ao Brasil, adentraram o território, onde se encantaram. Encantados da Mata foram homens e mulheres que em determinado momento de suas vidas, desapareceram, passando a viver na Encantaria. Eles não são vistos como mortos (ou eguns) e não vão voltar a viver entre os vivos através da reencarnação. A Encantaria é vista como um espaço limiar entre céu e terra, que se liga ao nosso plano de experiência por passagens estreitas como fendas de pedra, nascentes. Este outro mundo, contudo, não é uma cópia reproduzida do nosso, antes, é um mundo sem pecador já que os pecadores vivem na terra e sem santos como apresenta Ferretti 2009.
• Quem chefia a Encantaria Maranhense é Santa Bárbara, que é também considerada a dona de diversas tendas de Codó. Por isso em algumas casas, se pede que ela abra os trabalhos nos rituais de tambores Os encantados de Codó são chefiados por uma entidade chamada Légua Boji Buá da Trindade como havia sido abordado no início do texto tido por alguns como de origem nobre, mas também como um importante vaqueiro, aguerrido e apegado à confusão, valente, duro e consumidor de bebida alcoólica.
• Légua Boji Buá comanda uma importante e numerosa família de encantados que compõe parte da “linha da mata” – uma das linhas que constitui a Encantaria Maranhense. Além dela, os encantados recebidos no Maranhão são da “linha de água doce” (encantados da pajelança, encontrada especialmente na Baixada Maranhense) e da “linha da água salgada” (encantados que vieram pelo mar, como orixás, voduns, caboclos de origem europeia e africana, presentes no tambor de Mina de São Luís.
• A comida que se serve para nosso queridos léguas pode ser cachaça na Jurema, cachaça com mel, cerveja e vinho. Eles apreciam uma boa farofa de carne de sol e azeite de coco, gostam de fumar cachimbos, charutos e cigarros de palha como também os cigarro de carteira.
• O nosso objetivo aqui não é estabelecer uma regra geral acerca dos encantados e sim podermos discutir essa encantaria tão próxima e tão distinta de tantas outras que existe nesse país esse é um pequeno esboço do nosso objetivo maior que é apresentar um livro falando sobre a família de Légua.
Mais informações nos sigam no Instagram: @tendadesantaluzia
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: