👀 Como fazer o meu filho olhar mais pra mim?
Автор: Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
Загружено: 2020-09-24
Просмотров: 52023
Описание:
Cursos Online: https://bit.ly/cursosMayra
Neste vídeo, falamos sobre as diferentes formas de conseguir contato visual das crianças com autismo. Também explicamos os erros mais comuns e algumas técnicas para melhorar essa questão.
"Olhar no olho" é uma das coisas mais importantes para ensinarmos pra uma criança com TEA. Conseguimos isso a partir de técnicas baseadas na ciência ABA. É a partir do contato visual que conseguimos vários outros comportamentos sociais, essa também é a base da imitação, da atenção e da aprendizagem do comportamento verbal.
Um grande erro que cometemos é ficar chamando a criança sem função. Não faz sentido ficar chamando a criança só para testar. Temos que dar uma função e uma utilidade quando a criança retorna esse olhar para nós. Assim, conseguimos fazer com que o pequeno associe que todas as vezes que ele olha, ele ganha algo de volta do ambiente, ele ganha algum reforçador. Isso faz com que o cérebro da criança faça mais sinapses e caminhos neurológicos.
Antes de conhecer os reforçadores sociais, como o elogio "Muito bem", uma criança com autismo precisa primeiro aprender o básico. Por isso, começamos associando com alguma coisa legal e um reforçador concreto, e não apenas um elogio.
A primeira forma de conseguir mais contato visual é de uma maneira mais naturalista. Enquanto a criança estiver brincando, faça comentários, sons engraçados e onomatopéias. Lembrando que, esses sons devem fazer parte daquilo que a criança estiver interessada brincando, e por enquanto, ainda não encoste no brinquedo da criança e nem tente introduzir um novo brinquedo. Você pode pegar um outro brinquedo e fazer o mesmo movimento que ela está fazendo, assim a criança vai entender que você achou legal a ideia dela. Sempre fique na posição frontal, fique o máximo possível na altura dos olhos do seu pequeno. Dessa maneira, a criança fará contatos visuais espontâneos.
Uma outra maneira de conseguir contato visual é de uma forma mais estruturada. Por exemplo: pegue o brinquedo que ela mais gosta e peça para a criança olhar pra você. Se ela não olhar, você utiliza o brinquedo e posiciona perto do seu olho, ou atrás da sua cabeça. Dessa maneira, ela vai se interessar e seguir o olhar para o objeto que ela mais gosta, assim que ela olhar no seu olho, entregue o brinquedo. Se mesmo assim isso não funcionar, você pode pegar a mãozinha da criança e direcionar pro seu olho, sempre entregando o reforçador, assim que ela te olhar. Não deixe passar mais de 3 chamados, se na terceira vez ela não olhar, dê essa ajuda física pegando na maõzinha da criança.
Nos próximos vídeos vamos ensinar imitação e como fazer para o seu filho seguir mais comandos.
Até a próxima!
*****
Livros:
S.O.S. Autismo - https://amzn.to/2VveACu
O Reizinho Autista - https://amzn.to/2VlWt1I
Link para baixar o livro MUNDO SINGULAR: https://bit.ly/mundosingular
*****
Facebook: mayragaiato
Instagram: @mayragaiato
Contato: [email protected]
Site: https://institutosingular.org
*****
Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.
Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.
Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia e Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.
Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.
Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a essas informações! Beijos e muito obrigada!
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: