ABDIAS NASCIMENTO PANAFRICANISTA (Coluna IPEAFRO)
Автор: Pensar Africanamente
Загружено: 2025-03-13
Просмотров: 1483
Описание:
INSCREVA-SE!
DEIXA SEU LIKE!
COMENTE!
VALEU PRA VOCÊ?
Contribua para a sustentabilidade do canal, adquirindo o ($) VALEU!
Você também pode contribuir através do PIX [email protected]
Nos sigam nas redes sociais:
/ pensar.africanamente
/ pensarafricanamente
/ africanamente1
www.tiktok.com/@pensar.africanamente
O pan-africanismo deve ser entendido como uma expressão de resistência ao desafio do capitalismo europeu, iniciado com o tráfico atlântico de escravos, consolidado durante a era colonial e perpetuado pelo neocolonialismo na era pós-colonial.
Trata-se de uma visão de mundo que surge em resposta à inserção subalterna da África, dos africanos e dos afrodescendentes no sistema capitalista eurocentrado.
Segundo Elisa Larkin Nascimento (1980, p. 73), o pan-africanismo foi tanto uma teoria quanto uma prática, baseada na unidade essencial do mundo africano, que reivindicava a unificação da África e uma aliança concreta e progressista com uma diáspora unida.
A revolução pan-africana, portanto, deve assumir como dever a responsabilidade de garantir o resgate da consciência negra e a legitimidade dessa luta política.
Participações
KATIÚSCIA RIBEIRO: Mulher Preta, nascida e criada num Quilombo no Rio Grande do Sul, Mulherista Africana, Filósofa, Doutora em Filosofia Africana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde há mais de uma década se tornou a primeira pessoa a escrever uma monografia acerca da Filosofia Africana. Atualmente, é Professora Pesquisadora Convidada da Universidade de Temple, na Filadélfia; no Departamento de Africologia e Estudos Afro-Americanos - o primeiro e mais importante departamento de Africologia do mundo, além de lecionar na Pós-graduação da PUCSP. Katiúscia apresenta o programa 'O Futuro é Ancestral', no canal GNT. É Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios Geru Maã da UFRJ e Fundadora e CEO do Instituto Ajeum Filosófico, que tem como intuito propagar o ensino das filosofias africanas para emancipação da população negra diaspórica.
CARLOS ALBERTO MEDEIROS: Intelectual e militante do Movimento Negro. Doutor em História Comparada, mestre em Ciências Jurídicas e Sociais e graduado em Comunicação e Editoração. Autor de Na lei e na raça: legislação e relações raciais, Brasil Estados - Unidos, e coautor de Racismo, preconceito e intolerância. Tradutor de dezenas de obras de autores consagrados, incluindo Amor líquido, de Zygmunt Bauman, A autobiografia de Martin Luther King e Por uma revolução africana, de Frantz Fanon.
ELISA LARKIN NASCIMENTO: Mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York (EUA) e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e foi parceira de Abdias Nascimento durante os últimos 38 anos de sua vida. Juntos fundaram, em 1981, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Elisa conceituou o fórum Educação Afirmativa Sankofa e escreveu diversos livros, entre eles O Sortilégio da Cor; os quatro volumes da coleção Sankofa; Adinkra, Sabedoria em Símbolos Africanos e Abdias Nascimento, A Luta na Política. É curadora do Museu de Arte Negra online e participa da curadoria da exposição Abdias Nascimento e Museu de Arte Negra, realizada em parceria do Ipeafro com o Inhotim (2021-23).
MILSOUL SANTOS (Performance Artística): Escritor, poeta, roteirista e autor dos livros Pássaro preto, Amor sem miséria e Segundo Grau Comparado: um livro de afetos especiais. Milita politicamente através da arte.
SILVANY EUCLÊNIO (mediação).
SORTEIO
O IPEAFRO oferece para sorteio 02 exemplares do livro ‘Sitiado em Lagos: autodefesa de um negro acossado pelo racismo’, por Abdias Nascimento.
Para participar do sorteio utilize uma conta INSTAGRAM. Vá ao perfil @IPEAFRO, e faça o seguinte:
(01) Compartilhe este evento no seu Stories, mencione e siga: @ipeafro e @pensar.africanamente.
(02) Faça um comentário e marque dois amigos.
Lembre-se: O prazo é até as 20h30 do dia do 13.03.2025.
Boa sorte!!!
#pensarafricanamente
#Ipeafro
#AbdiasNascimento110Anos
#panafricanismo
Quer criar transmissões ao vivo como esta?
Confira o StreamYard: https://streamyard.com/pal/d/51213855...
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: