TV Gazeta: Dica - "Greice" (2024), de Leonardo Mouramateus chega ao streaming - por Filippo Pitanga
Автор: Filippo Pitanga Crítico
Загружено: 2024-10-27
Просмотров: 77
Описание:
Enfim, chega ao streaming por vod (video on demand) o multipremiado filme brasileiro "Greice" (2024), de Leonardo Mouramateus, ganhador de melhor direção no Indie Lisboa e melhor filme, roteiro e atriz para Amandyra no Olhar de Cinema -- além de contar com grande elenco como Luciana Souza, Isabél Zuaa e Mauro Soares. Disponível para aluguel no youtube e Google Play por apenas R$3,90.
Por isso, resgatei algumas palavras que debatemos no quadro de cinema com a TV Gazeta de quando o filme estava em cartaz nos cinemas:
Como já havia resenhado no lançamento de outro filmaço brasileiro este ano, "O dia em que te conheci", de André Novais, estamos vendo produções mais independentes numa ampliação de linguagem com o cinema de gênero, como a comédia romântica, por exemplo, nos casos supracitados. E isso sem deixar de lado a fusão de estéticas com o que já vem sendo trabalhado no reconhecimento internacional desta geração de cineastas da vanguarda.
Não que eles fossem quesitos mutuamente excludentes, mas desde o Cinema Novo no Brasil e, depois, de novo, na Retomada, existia certa preferência para a experimentação e abordagem naturalista, mais próximo de questões sociais e engajadas -- e, durante um tempo, o cinema de gênero era visto como abstração da realidade ou como sendo uma pegada comercial, mesmo com sucessos principalmente na era da pornochanchada e, atualmente, com a Globo Filmes.
"Greice", na verdade, é uma brincadeira com o cinema de gênero, desconstruindo vários estilos e narrativas, todas permeadas por um interessante gancho decolonialista entre Portugal e Brasil como territórios do filme. A personagem-título (Amandyra) é uma estudante cearense em intercâmbio, e que divide seu tempo trabalhando com várias atividades temporárias e extracurriculares, como para a cantora Clea (Zuaa), cujos figurinos e as performances são todo um show de videoarte à parte. É assim que ela conhece e namora Afonso (Soares), um ricaço português que vai gerar um conflito internacional acerca de uma obra de arte depredada na Universidade. Porém, a realidade e a imaginação se misturam a partir daqui, pois Greice têm dificuldades de assumir seu real status para a família.
#tvgazeta #filme #filmes #dicadefilme #critica #filippopitanga #filippopitangacrítico #gazetamulheres
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: