É UM DESASTRE: DENTRO DE 20 ANOS O PAÍS ESTARÁ PIOR EM TERMOS DE EDUCAÇÃO, DIZ VIEIRA MÁRIO
Автор: TV Sucessomoz
Загружено: 2025-10-10
Просмотров: 26852
Описание:
É UM DESASTRE: DENTRO DE 20 ANOS O PAÍS ESTARÁ PIOR EM TERMOS DE EDUCAÇÃO, DIZ VIEIRA MÁRIO
O Governo anunciou, em viva voz, que para o próximo ano, 2026, não dispõe de verbas para a contratação de novos profissionais da educação, uma informação que causou choque e preocupação em vários sectores da sociedade, tendo em conta que o Estado é o maior empregador do país. A notícia de que, no próximo ano, não haverá fundos para a admissão de novos professores é vista como um sinal alarmante, embora o Governo tenha sido transparente na comunicação.
Reagindo a este anúncio, o jornalista moçambicano Tomás Vieira Mário afirmou que, à velocidade a que as coisas estão a caminhar, dentro de 20 anos a situação da educação em Moçambique poderá estar ainda pior.
“É uma questão não dramática, mas trágica. Um Estado que não consegue educar os seus cidadãos, que não consegue promover, pelo menos, o ensino básico, é um Estado com problemas gravíssimos. É um país vulnerável a ser capturado. Um povo mal-educado é um povo perdido. É verdade que não temos muitos recursos, mas também é verdade que os que temos não estão bem distribuídos. O Governo previa contratar 16 mil professores para o ensino básico no próximo ano, mas só vai admitir cerca de 2 mil, nem chegam a 5 mil, para um universo de um milhão de crianças que vão ingressar no ensino. É uma tragédia.”
Para o comentador, o problema não é a falta de dinheiro, mas sim a má gestão e distribuição dos recursos disponíveis.
“Dinheiro existe em Moçambique, mas está a ser mal distribuído. O que está a acontecer agora é um desastre. Daqui a 20 anos, estará pior educação no país.”
Entrevista: Enya Maló
Comentador: Tomás Vieira Mário
Texto Redes Sociais: Elves Abel Mucachua
#TVSucessoDoPovo
#1NaInformação
#JornaldaPrincipal
#EnyaMaló
#TVSucesso2025
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: