A produção de Macadâmia no Brasil (parte 2)
Автор: Alexandra Makowski
Загружено: 2021-12-09
Просмотров: 19390
Описание:
Em outubro de 2021 estive na maior plantação de macadâmia do Brasil, no município de Dois Córregos, no interior de São Paulo. São 100 mil pés de macadâmia distribuídos em 400 hectares de terra. Um cenário belíssimo, já que a macadâmia vem de uma árvore frondosa, que começa a dar seus frutos em média aos quatro anos de vida e segue produzindo até os sessenta anos de idade, portanto uma planta de produção longeva.
A plantação pertence à empresa Queen Nut, que exporta mais da metade da produção para países como China, Estados Unidos, Japão, entre outros. A parte da produção que permanece em nosso país é comercializada em diversas formas, como noz comestível solta ou para ser colocada em pães, doces e sorvetes e também transformada em leite vegetal.
Entrevistei Leonardo Moriya, engenheiro agrônomo responsável pela imensa plantação. Entrevistei também Silvia Cunha, engenheira agrônoma responsável pelo viveiro, que vende aproximadamente 50 mil mudas por ano, já que o cultivo dessa noz especial vem crescendo a cada ano em nosso país. Além dos engenheiros, conversei com Natasha Terrini, organizadora da Concurso Gastronômico que acontece anualmente durante a Festa da Macadâmia, sempre no segundo semestre.
E para fechar com chave de ouro minha rodada de entrevistas, conversei com Maria Teresa Camargo, idealizadora da marca Bentí, que comercializa os leites vegetais produzidos a partir da macadâmia. Na reportagem anterior havia conversado com José Eduardo Camargo, o empresário que começou toda essa linda história há mais de trinta anos atrás, quando visitou uma plantação de macadâmia no Hawaii e se encantou por sua beleza e pelo sabor incrível dessa que é considerada a rainha das nozes.
Produção, Roteiro, Apresentação e Edição: Alexandra Makowski
Imagens: Jefferson Fiorr
Contato; 11 97471-1212
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: