Ernesto Nazareth - Matuto (arr. Radamés Gnattali) (Maria Teresa Madeira e Alexandre Dias, 2 pianos)
Автор: Instituto Piano Brasileiro - IPB
Загружено: 2025-09-17
Просмотров: 2059
Описание:
Apoie o IPB tornando-se assinante: catarse.me/institutopianobrasileiro
Support IPB by becoming a backer: patreon.com/BrazilianPianoInstitute
Matuto, tango brasileiro de Ernesto Nazareth, em arranjo de Radamés Gnattali para 2 pianos, interpretado por Alexandre Dias (piano 1) e Maria Teresa Madeira (piano 2).
Partitura disponível em: https://www.ernestonazareth150anos.co...
--
Ernesto Nazareth nasceu em 20 de março de 1863, no Rio de Janeiro, em uma família de classe média que vivia na região conhecida como Morro do Nheco, atual Morro do Pinto. Desde cedo, sua mãe, Carolina Augusta, introduziu-o ao piano, influenciando sua formação musical. Após a morte precoce de sua mãe, Nazareth continuou seus estudos musicais com Eduardo Madeira e, posteriormente, com Lucien Lambert, um dos principais professores de piano na época. Aos 14 anos, compôs sua primeira peça, a polca-lundu Você bem sabe, dando início a uma carreira prolífica.
Ao longo dos anos, Ernesto Nazareth tornou-se um dos principais nomes da música brasileira, com mais de 200 composições para piano, abrangendo gêneros como polcas, valsas e, principalmente, tangos brasileiros, gênero ancestral do choro. Seu tango Brejeiro, composto em 1893, tornou-se um de seus maiores sucessos, sendo reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente. Durante sua carreira, Nazareth também desempenhou o papel de pianista demonstrador em várias casas de música no Rio de Janeiro, além de pianista da sala de espera do luxuoso Cinema Odeon.
A carreira de Nazareth foi marcada por diversas dificuldades, incluindo problemas de saúde e crises pessoais. Em 1917, sofreu a perda de sua filha Maria de Lourdes, e anos depois, em 1929, perdeu sua esposa Teodora Amália. Além disso, Nazareth começou a sofrer de surdez progressiva, o que dificultou ainda mais sua vida profissional. Apesar disso, continuou a compor e a se apresentar em recitais, sendo homenageado por diversas instituições culturais.
Suas obras são verdadeiras pedras fundamentais da música brasileira, e demonstram sua habilidade em unir ritmos brasileiros a uma linguagem pianística de grande sofisticação
--
Nossos agradecimentos a Instituto Moreira Salles, que patrocinou a revisão e editoração deste arranjo inédito, bem como a apresentação do recital "Ernesto Nazareth: 150 + 2: Os arranjos de Radamés Gnattali" em 26 de março de 2015 no auditório do IMS-RJ, de onde foi extraída esta gravação.
Link para o vídeo original: • 02 - Matuto | Recital "Ernesto Nazareth: 1...
Edição das imagens e do vídeo: Douglas Passoni de Oliveira
Curadoria e revisão: Alexandre Dias
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: