Pedro é o fundamento da igreja?
Автор: Antonio Fonseca - ICP
Загружено: 2026-02-04
Просмотров: 131
Описание:
Que tudo não passa de um sofisma da teologia romana já está comprovado, pois os católicos romanos desconsideraram os meios para se chegar a esta interpretação. A igreja católica romana, em última instância, admite que Pedro seria o fundamento suplementar. Ou seja, se Jesus é o fundamento invisível, Pedro seria o visível e com poderes soberanos (eclesiásticos e espirituais) iguais a Cristo. Visível por ter a primazia no que concerne a ser ele o primeiro da sucessão papal, e invisível por ser o vigário de Cristo na terra.
É importante observamos que:
1. Pedro aclamou a Cristo quando este indagou os discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Ao que Pedro prontamente respondeu: “Tu és o Cristo o Filho, o Filho do Deus vivo”. Entendemos desta assertiva que o falível e humano Pedro está declarando a superioridade de Jesus. Caso fosse ele o fundamento da igreja, não soaria tal afirmação como uma incoerência?
2. O apóstolo Paulo deixa claro a não exclusividade de Pedro, equiparando-o aos demais apóstolos referendados no texto: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Não obstante a obviedade de ter Pedro se imiscuído na expressão “apóstolos”, em que encontramos, neste texto, a sua pretendida exclusividade? Entendemos expressamente que Jesus é o “fundamento” das Escrituras Sagradas, e a “ principal pedra”. Em que consiste a primazia de Pedro aqui? Encontrá-la é ver no texto o que se quer ver e não o que o texto por si só afirma.
3. É fácil observar, pelos evangelhos, a vulnerabilidade de Pedro em diversos aspectos e em muitos episódios. Dizer que a igreja está fundamentada em Pedro é como construir uma casa na areia (Mt 7.24-29). As passagens bíblicas em que observamos um Pedro intrépido (At 4.19), desinibido (At 1.15; 2.14), operando milagres em nome de Jesus (At 3. 6), repreendendo com autoridade (At 5.1-11), pregando aos gentios (At 10.34-43), liderando o Concílio de Jerusalém (15.7), não suplanta, por exemplo, toda a investida de Paulo na proliferação do cristianismo e da igreja primitiva, o que o próprio livro dos Atos dos Apóstolos deixa explícito ao denotar, em suas páginas, a maior intensidade e superioridade e abrangência do ministério de Paulo face ao de Pedro. Pedro demonstra pelas páginas dos evangelhos não ser, sem sombra de dúvidas, o fundamento sobre a qual a Igreja de Cristo estaria alicerçada. Em contrapartida, temos, em Jesus, uma inamovível confiança pois, Ele nos confortou dizendo: “É-me dado todo o poder no céu e na terra [...] e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.18,20).
Mais informações:
Link do Canal = / icpweb
Link do Site = http://www.icp.com.br
Link da Loja = https://lojaicp.lojaintegrada.com.br/...
E-mail = [email protected]
WhatsApp = 21 98622 3266
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: