História do ciclismo em São João de Ver - Joaquim Sousa Santos ( pai )
Автор: Vitor Santos
Загружено: 2022-04-20
Просмотров: 153
Описание:
Joaquim Sousa Santos, nasceu em S. João de Vêr, a 24 de setembro de 1930. Desde pequeno que o garoto sonhava com uma bicicleta como a do padrinho , que era tambem seu irmão Manuel dos Santos, que lhe construiu uma bicicleta , não se poupando a trabalhos nem a esforços , colocou o garoto sobre o quadro e zás! O Quim lá foi ! A minuscula bicicleta rodou, com o miudo agarrado ao guiador, em pânico, até que se " espetou" contra um muro! Joaquim Sousa Santos com pouco mais de quatro anos de existência neste mundo atribulado, não ficou a chorar, apesar do susto, choque e ..... arranhaduras ! Era imensa a sua alegria por ter uma bicicleta. Era pequenina, mesmo feita para a sua idade , e apenas com duas rodas . Era igual á do irmão e padrinho, Manuel dos Santos , que corria numa bicicleta a sério vestindo a camisola do F.C.Porto e na altura soltou uma gargalhada, dado que nada melhor do que uns trambolhões para começar.
Veio a escola, o trabalho, mas a bicicleta ficou como a sua grande paixão. Filho de uma pobre família , cedo aprendeu um oficio - sapateiro ,muito se sacrificou para poder realizar o seu sonho de ter uma bicicleta como a do padrinho , pois ganhava 20$ por semana. Nas estradas , sempre que passavam ciclistas , ficava parado a olhar e... a desejar seguir-lhes o exemplo, mas não havia dinheiro.... Sousa Santos começou a apertar o cinto dia a dia e dos escassos 20$ retirava 5$ ou 6$ sempre que podia , muitas vezes comia só a tradicional "broa" nortenha . Com muito sacrificio juntou 700$ e surgiu a possibilidade de comprar uma máquina , mas faltavam 100$ ,que o padrinho Manuel dos Santos lhe emprestou.
Estava-se em 1950. Sousa Santos com "sangue na guelra " sentia-se " em forma ", a sua " pasteleira " com guiador de bicicleta de corrida , " voava" pelas ruas de S.João de Vêr .
Um dia pedalava despreocupado, quando lhe surgiram, numa curva , Joaquim Costa; Aniceto Bruno, Onofre Tavares e Amândio de Almeida ,ciclistas da equipa do F.C.Porto em treino. Sousa Santos era conhecido de Joaquim Costa , e este conversou com ele enquanto pedalavam os cinco, já em bom ritmo, a certa altura , Sousa Santos ouviu Aniceto dizer:
Larga lá o " pato bravo" . Toca a andar.... mas o " pato bravo" encheu-se de brio e acompanhou os " ases " do F.C.Porto, apesar de várias tentativas para o deixarem para trás o " pato bravo ". Foi mesmo ali e naquele dia que Aniceto Bruno convidou Sousa Santos a ingressar no F.C.Porto, assinou contrado no dia seguinte, passando a ser corredor profissional e a partir daí começou a preparar-se melhor, a sua alimentação era agora mais cuidada e rica, passou a ter bom material e horas para treino.
Sousa Santos ao longo da sua carreira , tanto a nivél nacional como internacional( volta a marrocos, 3 participações na volta a espanha), venceu várias provas e etapas, destacando-se:
2º classificado na volta a Portugal de 1955
2º classificado na volta a portugal de 1957
Porto - lisboa em 1957
Nota: Sousa Santos teve como adversários directos Alves Barbosa; Ribeiro da Silva
Повторяем попытку...
Доступные форматы для скачивания:
Скачать видео
-
Информация по загрузке: